Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 1 de dezembro de 2007

Cobertura inesquecível 3

Por Michele Pacheco

No último texto sobre a cobertura da chuva no Sul de Minas, em 2000, terminei falando do imprevisto na entrada ao vivo de Pouso Alegre. Depois do almoço, tivemos uma reunião no restaurante para dividir o trabalho. A equipe de Varginha preferiu continuar com o governador Itamar Franco. Assim, ficamos livres para ousar.

Conversando com os técnicos de Varginha, descobrimos que eles conheciam um atalho para Santa Rita do Sapucaí. A cidade estava isolada por inundações e quedas de barreira e as autoridades e a imprensa só conseguiam entrar de helicóptero. A tentação foi grande demais e decidimos arriscar. Com a nossa Parati 93, seguimos a pick-up da técnica por uma serra íngreme e escorregadia.
Em alguns trechos, o pessoal parava para nos esperar, achando que não conseguiríamos. Mas, a gente não iria largar aquele osso suculento por nada! Paramos no alto da serra, onde os técnicos Edson (de BH) e Eduardo (de Varginha) ficaram para virar a antena e garantir a entrada ao vivo de Santa Rita, assim que a nossa equipe chegasse lá. Seguimos a pick-up do João Mário, responsável técnico da TV Alterosa no Sul de Minas, e chegamos à cidade. As pessoas nos olhavam como se tivéssemos descido de um disco voador e queriam saber como tínhamos conseguido ultrapassar as quedas de barreira e as dificuldades da serra.

Pegamos o equipamento e nos posicionamos na praça central que estava inundada. Pelo rádio transmissor, ouvíamos todo tipo de xingamentos vindos da torre. O Edson estava sendo atacado por marimbondos.
Eu e o Robson ficamos posicionados, com água no joelho, à espera do sinal para a entrada. Pelo ponto ligado ao celular, a gente passava o tempo conversando com o Miltinho, Diretor de TV, que estava em BH. Entre uma brincadeira e outra, eu debochava que havia peixinhos na minha bota e o Robson falava mais um monte de besteiras. O que a gente não sabia era que o Camilo Teixeira da Costa, diretor da TV Alterosa estava na cabine, ouvindo tudo! Veio o sinal esperado e entramos ao vivo. No flash, fiz questão de lembrar que fomos a única equipe de reportagem a entrar por terra na cidade depois da tromba d´água e isso se devia à competência da nossa equipe técnica.

No dia seguinte, a decisão foi de que faríamos uma entrada ao vivo no Jornal da Alterosa, direto da estrada. Os técnicos foram cedo buscar um local que desse para fechar o sinal com a torre e montaram tudo. Chegamos quarenta minutos antes da entrada (a teimosia do Robson nos deixou presos por um bom tempo num trecho alagado!) e encontramos o Edson desarvorado, com o equipamento montado perto de um ponto com água cobrindo todas as pistas da estrada e nenhum caminhão à vista. Ele nos olhou e disse “eu juro que havia um monte de caminhões parados aqui. Escolhemos o lugar porque o pessoal estava preso, sem conseguir passar pelo trecho alagado. Mas, há cinco minutos, eles decidiram arriscar e foram todos embora. Só temos 100m de cabo e não dá para chegar aos que sobraram”.

Olhei em volta e vi alguns caminhões parados uns 500 metros antes. Corri até eles e implorei por ajuda, pedindo que puxassem os veículos para perto do nosso equipamento. Três caminhoneiros que estavam almoçando se sensibilizaram com o nosso problema e concordaram.

Voltei correndo, enquanto eles ligavam os caminhões e contei o que tinha conseguido. Combinamos com o primeiro motorista que chegou o que seria perguntado e nos posicionamos. Esperei o contato com Belo Horizonte, posicionada na estrada, tentando recuperar o fôlego, sem texto escrito (na correria, não deu tempo de parar para escrever) e rezando para dar tudo certo. Veio a deixa dos apresentadores, improvisei, descrevendo o problema que os motoristas enfrentavam e fui me encaminhando até o entrevistado. Imaginem o susto que levei ao ver a estrada vazia. Enquanto eu conversava com os apresentadores, o que passava pela minha cabeça é que eu estava frita! Mas, um movimento num canto me chamou a atenção. O caminhoneiro tinha montado uma cozinha improvisada e estava debaixo do caminhão cozinhando! Nem parei para pensar e disse que quem ficava preso tinha que improvisar, agachei e fui entrando debaixo do veículo. Conversei com ele, saí e encerrei o vivo. Estava comemorando, agradecendo ao caminhoneiro que foi uma estrela e salvou o nosso trabalho, quando vi o Robson com cara fechada e um vergalhão na testa. Quando eu entrei debaixo do caminhão, ele não teve escolha e me seguiu. Mas, com 1m e 90cm, ele não passou e bateu com a cabeça na carroceria. Definitivamente, as entradas ao vivo são imprevisíveis. E por isso mesmo, tão divertidas.