Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 19 de abril de 2008

Bola na Área e Atlético vence o Tupi

Por Robson Rocha

Hoje, a expectativa era o Tupi na final do campeonato mineiro 2008.
Mas, o dia começou com trabalho.
Gravamos material para o Jornal da Alterosa de semana que vem e depois fomos para o calçadão da rua Halfeld, para fazer entradas ao vivo de lá para o Jornal da Alterosa edição regional. Porém, o sinal não chegava na emissora e o vivo caiu. A Michele ficou por lá perturbando o Edson, nosso técnico, e ajudando o Thiago Reis, repórter do “Bola na Área”, programa de esportes da Alterosa em parceria com a Rádio Itatiaia aos sábados.

Deixei a máquina fotográfica com ela e fomos fazer as entradas ao vivo no “Bola na Área”. Ela bateu tanta foto, que o cartão da máquina ficou até gordinho!
A torcida do Tupi apareceu bem pra todo o estado de Minas. Os torcedores fizeram batucada e até aceitaram gritar “galo” junto com a torcida do Atlético.
O Edson ficou na retaguarda, tomando conta de tudo. Quando a coordenação avisava que íamos entrar, ele logo dizia (gentilmente): “Presta atenção, não tá ouvindo?!”

Em certo momento, levei um susto com o Edson enfiando o cabo da câmera no meu bolso e resmungando alguma coisa. Depois fiquei sabendo que era com o Mário César, nosso auxiliar que, cansado da espera, começou a balançar o cabo e aí ouviu um: “Não tá vendo que isso atrapalha ele, não?”

Brincadeiras à parte, enquanto esperávamos para a última entrada ao vivo, uma cena nos chamou atenção. Duas garotinhas tentando roubar um senhor de idade. Não deu pra registrar, mas a Michele seguiu as garotas.
Elas entravam nas agências bancárias, observavam os idosos retirando dinheiro, seguiam as vítimas e tentavam roubá-las. A Michele avisou um PM amigo nosso sobre o fato e ainda conseguiu essas fotos. Porém, elas notaram a Michele fotografando e vazaram. Traduzindo: fugiram!

Voltando aos flashes ao vivo, quem é de Juiz de Fora sabe como fica o calçadão da rua Halfeld, sábado, ao meio-dia.
L O T A D O !
Junte a isso uma equipe com cabos, câmera, monitor, mesas, cadeiras, mais as torcidas, fechando a passagem. Ficou uma coisa complicada.
E com o esquema de “câmera nervosa”, o povo não sabia onde passar. Mas, tudo bem!

Com essa confusão toda, um flagrante que não foi ao ar. Essa imagem é exclusiva e nem o “Gol Contra” do Alterosa Esportes tem. O Leopoldo Siqueira vai ter que negociar para conseguir essa foto! Entre milhares de fotos que a Michele Pacheco bateu (ainda bem que ela é uma excelente jornalista, como fotógrafa ia morrer de fome), esse é o registro da semana.

Eis que, sem espaço, o garçom, para se vingar da nossa invasão na área em que ele colocaria mesas e cadeiras, se aproveita que virei a câmera para o outro lado e agride nosso repórter com três cadeiradas em um único golpe.
E o incrível: ninguém viu! Nem mesmo nossa “fotografa”. Quando baixei as fotos no computador e falei com ela sobre a cadeirada, ela pediu pra ver, porque não tinha reparado nada.

Como a cabeça do Thiago não oferece muito atrito, parece que a cadeira apenas escorregou por sua longa testa(desculpe, mas não resisti).
Fim de vivo, desmontamos a parafernalha e fomos almoçar, pois depois tínhamos que gravar o encontro de galos.
Sem esquecer, claro, de bater uma foto da equipe. Sem o Thiago, que saiu correndo logo que acabou o último flash.

Depois de meia-hora para percorrer míseros 7 quilômetros, chegamos ao estádio Mário Helênio. Montamos o equipamento na cabine e aguardamos o início da partida.
O jogo começou e o Tupi mandou no primeiro tempo. A torcida que lotou o estádio municipal, vibrou e apoiou o tempo todo. Não faltou nem bola na trave pra dar mais emoção.
O juiz foi muito “elogiado” pela torcida do carijó. Tanto que no final do primeiro tempo, quando a polícia entrou em campo, alguém que estava abaixo da cabine gritou: “Ô puliça, pode levá esse de amarelo cum apitu na boca. Ele roba muitu!”

No segundo tempo, mais uma vez o Tupi cansou e perdeu a chance de fazer o gol salvador.
Mas, como o galo de Juiz de Fora não tem um matador, Renan Oliveira, que entrou no Atlético na etapa final, deu o tiro de misericórdia no Carijó, aos 46 do segundo tempo. E morreram as esperanças da torcida de Juiz de Fora.
Fim de jogo e a torcida fez bonito mais uma vez. Reconheceu o esforço do time do Tupi e aplaudiu a equipe, mesmo com a derrota.

Depois do jogo, nosso amigo e repórter fotográfico, Carlos Mendonça, nos mandou uma mensagem e a foto abaixo, que mostra mais um jornalista "agredido", dessa vez, moralmente.
“Pois é gente,
O juiz tava com tanta implicância com o pessoal de Juiz de Fora, que até o Nicoline* levou cartão amarelo.
Hahahahaha”

*Humberto Nicoline
repórter fotográfico "free" - Estado de Minas