Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 6 de abril de 2008

Campeonato mineiro - A história se repete

Por Robson Rocha

Hoje, nossa primeira matéria foi uma apreensão de drogas feita pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Juiz de Fora.
Uma estudante, de 19 anos, veio de Vitória para buscar cerca de vinte quilos de maconha e levar o material para o Espírito Santo.
O pessoal disse que estamos sumidos, isso pois antigamente a gente não perdia um factual na delegacia.
Além da droga que estava escondida em duas bolsas de lona, eles apreenderam um celular. A droga foi entregue no bairro Marumbi, em Juiz de Fora.

Dali, fomos para o Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Mário Helênio.
Chegamos e não havia vaga para o carro da TV. Eram muitos carros de transmissão e de reportagem. No campo, os profissionais se espalhavam por toda parte. Além disso, todas as cabines estavam ocupadas. O pessoal da TVE – Rede Minas de Juiz de Fora, que sempre usa a cabine da TV Alterosa, teve que ficar em um palanque construído ao lado das cabines.

Nós tivemos que dividir nossa cabine com a galera da Sport TV.
O triste é quando dividimos a cabine com uns manés. Mas, os camaradas da Sport TV eram gente boa demais.
Três câmeras e mais a Michele tinham que usar a janela. Ainda bem que a janela é bem grande e todo mundo se ajeitou.

O jogo começou e de um lado ficou o Edu, que trouxe a esposa para conhecer a cidade.
Que por sinal, em dia com tanta chuva, não deve ter dado para conhecer muita coisa. Mas ele ainda queria levar a patroa para experimentar uma comidinha mineira depois do jogo.

No meio eu e a Michele que durante todo o jogo não pôde se mexer muito, pois senão esbarraria em algum dos tripés. E tinha que fazer as anotações em meio a fitas, baterias e copinhos de água mineral.
Em campo, a chuva caia, mas estava tudo azul, até o juiz parecia azulado. Nada que o torcedor do Galo de JF não esperasse.

Já ia me esquecendo, no outro canto da cabine estava o Marcelo, que também fez malabarismo para operar a câmera. Isso, porque ele estava com o ombro e o braço esquerdos enfaixados. Enquanto isso, em campo acontecia uma performance digna dos melhores artistas de circo. Um jogador do Cruzeiro fez pose e se estabacou no chão sem ser tocado. Uma cena digna dos melhores palhaços circenses que tomam tombos sem ninguém os tocar. E o pior: o juiz azulado amarelou o camisa sete do Tupi, Lucas.

Mas, a torcida do Tupi não amarelou e fez bonito! Apoiou o time todo o tempo, independente do time estar ganhando ou não.
Enquanto isso, parte da torcida do Cruzeiro parece que não entendeu que, em Juiz de Fora, o estádio de futebol é um local que a gente vai com a família para apreciar o jogo e, lógico, torcer. Isso, porque eles não tinham com quem brigar e mostraram que isso não importa, pois brigam entre eles mesmos. Que exemplo!

Mas, o jogo continuava e, diante da postura do juiz, nossos amigos cariocas não resistiram e perguntaram se o juiz era cruzeirense. Aí, ouvi uma pessoa dizendo pra eles: “Você não sabia que o campeonato mineiro é feito para os times da capital? E vocês da imprensa só falam deles. O América que está na segunda divisão do mineiro tem mais espaço que todos os times do interior juntos!”
Falar o quê?

O primeiro tempo terminou e o Tupi na frente. Mas como diz o ditado: “Alegria de pobre...”
No inicio do segundo tempo o Lucas fez uma falta e o Sr. Juiz o mandou para o chuveiro mais cedo. Aí, estava tudo ajeitado para o Atlético e Cruzeiro não se encontrarem antes da final. Com um jogador a menos, o Tupi bem que tentou, mas não conseguiu segurar o time de BH que fez 2 gols e terminou essa fase em primeiro lugar.

O torcedor carijó saiu de campo chateado com o resultado, mas não com o time do Tupi, que fez o que podia. Como me disse um técnico de uma rádio: “O décimo segundo jogador do Tupi foi a torcida, mas o décimo segundo jogador do Cruzeiro tinha mais poder!”
Fora isso, ouvi de vários torcedores frases muito parecidas de que o Tupi deveria tentar disputar o campeonato carioca, pois o campeonato mineiro nunca vão deixá-lo ganhar.
Parei pra pensar e isso é uma realidade.
Tirando o Ipatinga que era uma filial do Cruzeiro, quando deixaram um time do interior ser campeão mineiro?
Pelo visto, a história se repete!