Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cachaça clandestina apreendida no Campo das Vertentes

Por Michele Pacheco

Se os fãs de cachaça soubessem como é produzida e transportada boa parte da bebida vendida em Minas Gerais, ficariam horrorizados. Foi o que comprovou essa operação da polícia militar.
O relatório enviado pela Assessoria de Comunicação da 13a Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito chamou minha atenção pelo local onde foi apreendido o carregamento clandestino de aguardente.
O Campo das Vertentes, em especial a área das cidades históricas, tem tradição em produzir pinga artesanal de ótima qualidade. Em Coronel Xavier Chaves fica o alambique mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Ele pertenceu à família de Tiradentes, o Mártir da Inconfidência Mineira.

Mas, os policiais sabem que lá também existem produtores ilegais, que fabricam a cachaça sem controle da Vigilância Sanitária e fazem o armazenamento e o transporte em condições precárias.
Os policiais rodoviários faziam uma blitz na BR 254, na altura do km 254, quando abordaram o caminhão azul com placa de Tiradentes-MG. O motorista de 32 anos é morador da zona rural de Resende Costa. Ele transportava no veículo cinco tonéis de plástico, com cerca de 900 litros de pinga clandestina.

A aguardente estava sem comprovante de origem e em embalagem irregular, já que os tonéis eram reaproveitados e originalmente se destinavam ao transporte de outros produtos, impróprios para consumo humano.
A Vigilância Sanitária de São João del Rei foi acionada. Os fiscais sanitários examinaram a cachaça e registraram o laudo de No. 501/09, determinando o recolhimento e a inutilização da bebida.
Os tonéis foram levados para o aterro sanitário de São João del Rei, onde foram esvaziados.
Desta vez, os consumidores escaparam. Vale lembrar que o consumo de produtos clandestinos oferece riscos à saúde e pode levar até mesmo à morte.