Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Dos Jogos Universitários à Festa Country

Por Robson Rocha

Uma quarta-feira com cara de sexta-feira.
Quarta em que o pessoal que participa dos Jogos Universitários Mineiros já começou sofrendo.
Sofrendo com o frio da noite, pois segundo os participantes, as tendas não protegiam do vento e da umidade.
Pela foto, tirada por volta de oito da manhã, ainda estava bem frio. Dá pra imaginar como esses universitários passaram a noite.

Segundo alunos que vieram da Uni-BH, de Belo Horizonte, os organizadores afirmaram que haveria uma Vila Olímpica, mas quando chegaram ao local, eram tendas sem a mínima condição de receber alguém. Pois além de tudo, os banheiros químicos estavam sem condições de uso e, ainda segundo os alunos, quem quisesse tomar banho, tinha que andar cerca de 3 quilômetros.

Um professor que não quis gravar entrevista para a matéria da tv, mas conversou em off, disse que, além dos patrocínios, os organizadores recebem verba do COB, Comitê Olímpico Brasileiro. Isso, sem esquecer que cada atleta pagou 50 reais pela inscrição, gerando uma arrecadação de 100 mil reais.
Os organizadores não apareceram no campus para gravar entrevista e o pessoal da UFJF, que apenas cedeu a área para que fosse usada, ficou no meio do fogo cruzado.

Sem ter culpa do que estava acontecendo, a universidade estava tentado ajudar e nos deu apoio durante a gravação da matéria. Um assessor ligou para o organizador e passou o telefone para a Michele. O presidente da FUME, Federação Universitária Mineira de Esporte, e ele explicou que não poderia gravar entrevista, porque estava correndo de um lado para outro para resolver problemas de algumas modalidades esportivas e do alojamento dos atletas.

Dentro das tendas, colchonetes foram espalhados sobre um piso de madeirite, uma espécie de resto de madeira prensada. Segundo os estudantes, o alojamento deixava passar muita friagem.
O pessoal de Montes Claros reclamou que no “dormitório” destinado à delegação deles além de entrar fio e vento havia várias goteiras, que molhavam piso, colchões e bagagem.
Teve muita gente que não conseguiu dormir e dá pra imaginar como um atleta que não dormiu disputa uma prova!

A Michele e eu gravamos outras matérias.
Mas, nessa quarta-feira com cara de sexta-feira, não trabalharíamos na Festa Country e aproveitamos para ir pra lá, aproveitar.
A Michele foi convidada para ir e eu fui como acompanhante. Boa, né?
Até o Otávio Fagundes estranhou, quando nos viu à paisana, sem equipamentos.
Pois ele sempre nos convida, mas nunca conseguimos ir, a não ser trabalhando.
Agradecemos a ele pelo convite e fomos, quer dizer, fui tampar na canequinha. A Michele não bebe e eu tenho que beber por ela. Brincadeira!

Encontramos com alunos do CES que estavam fazendo cobertura da festa.
O Jorge Júnior saiu na foto com a gente.
Alias, o blog deles é muito bacana e quem quiser acompanhar o que acontece na Festa Country é só acessar Jornalismo no Ar (www.radiocesjf.blogspot.com), tem um link na coluna ao lado que também leva até lá.

Depois, o Marcelo Detoni, Secretário de Agropecuária e Abastecimento, nos convidou para o camarote dele e ficamos lá batendo papo e assistindo aos shows. Mais uma vez, agradecemos ao carinho das pessoas que conhecemos profissionalmente e nos tratam como amigos. Depois de encontrar um monte de conhecidos pelo corredor, voltamos ao camarote da Privilège, onde encontramos o Gleizer Naves, Diretor Regional da TV Alterosa, e alguns colegas da emissora.

Ficamos mais um pouco por lá, comentando sobre o quanto o Parque de Exposições de Juiz de Fora estava lotado. Era o primeiro dia do evento, uma quarta-feira véspera de feriado e, mesmo assim, o lugar lotou. Muito legal. Reconhecimento merecido ao pessoal da Front Produções que organiza o evento. A gente que acompanha o trabalho desses profissionais sabe o quanto eles suam a camisa. Parabéns especial ao Otávio, à Simone, ao Betão e ao Zanini.

Quanto à equipe da República, responsável pela parte de assessoria de imprensa e da organização dos bastidores do espetáculo, fica até difícil falar alguma coisa.
O pessoal dá uma lição de profissionalismo.