Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Grandes profissionais de pequenas TV's

Por Robson Rocha

Os jornalistas têm a mania de ignorar e até tratar mal os profissionais que trabalham em pequenas TV’s de cidades do interior. Porém se esquecem que muitas vezes são bons profissionais que estão ali por opção, ou para rimar, não tiveram um pistolão.

Hoje estava lendo matérias no blog do Silvan Alves, de Muriaé, e vi uma foto do Emanuel, que todos conhecem como Pirro. Ele é famoso e querido na cidade.
Eu o conheci há muito tempo, nos tempos da antiga TV Globo Juiz de Fora. Eu era cinegrafista do comercial e estávamos gravando no campo do Nacional. Lembro-me dele com uma VHS na mão e achando que era o máximo o nosso equipamento U-matic.
Quando vamos a Muriaé quase sempre encontramos com ele. Hoje, o Pirro é cinegrafista da TV Atividade e continua simples e simpático como sempre. Diga-se de passagem: a TV Atividade é muito bem montada.

São as pessoas que trabalham nessas tv’s que conhecem a realidade e o que acontece em suas regiões.

Em Tiradentes, havia uma tv da qual infelizmente não tive mais notícias. Era a TV Inconfidentes. Na época de sucursal da Alterosa, eles sempre nos enviavam imagens de factuais. Se muitas vezes a qualidade técnica não era boa (VHS), jornalisticamente eram perfeitas e eles sabiam como fazer.

Outra tv que infelizmente acabou foi a TV Mont, de Santos Dumont. Lá fizemos dois grandes amigos. Um é o Marco Antônio Montese, excelente cinegrafista e locutor. Outro o Waldir Silva, o Repórter Amarelinho. Esses dois mandavam materiais excelentes pra gente e ainda perguntavam o que a gente queria das sonoras.

Pra dizer a verdade, temos uma dívida muito grande com eles.

Só por curiosidade , eram da TV Mont, as imagens de um acidente com um helicóptero em Santos Dumont, em que o vulto que seria o espírito do piloto aparece ao lado dos destroços. O vídeo rodou muito no Ratinho.
Na época não os conhecia e nossa produtora em Belo Horizonte, Cristine Cruz, que hoje está na Record, pediu para eu dar uma olhada nas imagens e realmente eram impressionantes. Não havia nenhum indício de montagem e até eu que não acredito nessas coisas de espíritos fiquei impressionado.

São João Del Rei tem a TV Campos de Minas, onde tem uma galera muito boa trabalhando. Na Semana Santa, eles fazem até transmissão ao vivo. Coisa que muita TV grande ainda não faz e o material deles é de primeira qualidade.
Existem outras tv’s como a TV Educar de Ponte Nova que também tivemos oportunidade de conhecer e faz um trabalho muito bacana.
Na nossa região existem ainda a TV Lafaiete, Tv Folha do Povo de Ubá e a TV Viçosa que pertence a UFV.

Todas têm profissionais competentes e como nas TV’s “grandes” alguns que só ocupam a função. Mas, isso faz parte, e destaca mais ainda o talento dos “Pirros e Monteses” que trabalham com competência para manter a comunidade informada e que nos ajudam quando estamos na área deles.
Quantas vezes esses profissionais nos orientaram por conhecerem bem quem, quando e onde gravar. Além de muitas vezes nos cederem as imagens.

Então só temos a agradecer a esses grandes profissionais de pequenos órgãos de comunicação.
Valeu!