Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Vestibular UFJF – mudanças para 2010

Por Michele Pacheco

Foram anunciadas nessa tarde as novidades para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de Juiz de Fora. Participaram da coletiva o reitor Henrique Duque, e o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone.
O reitor começou explicando que há alguns anos têm sido feitas solicitações de mudança no concurso.
As modificações, segundo ele, vão facilitar a vida dos vestibulandos, em especial os que vêm de fora.
As provas vão ser todas no mês de dezembro e com período reduzido.

No vestibular tradicional, o que muda é que a primeira etapa vai ser constituída de uma prova única para todos os candidatos, com 50 questões objetivas (10 de Língua Portuguesa; 10 de Matemática; 5 de Literatura; 5 de Geografia; 5 de História; 5 de Física, 5 de Química e 5 de Biologia). A segunda fase terá dois dias de provas, com 10 questões discursivas em cada um.

As disciplinas aplicadas na segunda fase variam de acordo com a área do curso escolhido. Todos vão responder a 5 questões de Língua Portuguesa no primeiro dia. Para exatas, as provas vão ser também de Matemática no primeiro dia e de Física e Química no segundo. Na área de saúde, Biologia é a segunda prova do primeiro dia. No segundo, Física e Química. Para o setor de Humanas e Sociais Aplicadas, Literatura completa o primeiro dia e Geografia e História fecham o concurso. Quem optar por Economia ou Administração, vai responder a questões de Matemática, junto com as de Língua Portuguesa e fechar o segundo dia com Geografia e História.
A nota da primeira etapa, que antes era descartada, agora passa a valer 30% do resultado final.
Assim, mesmo nos cursos com menos de 4 candidatos por vaga, os vestibulandos vão ser obrigados a fazer as provas da primeira fase. Antes, eles eram dispensados e só participavam da segunda fase.

No PISM, há poucas mudanças. Em vez de quatro dias de provas, vão ser três. Para os módulos I e II, no primeiro dia haverá prova objetiva de 40 questões de 8 disciplinas (5 de Língua Portuguesa, 5 de Matemática, 5 de Química, 5 de Física, 5 de Geografia, 5 de História, 5 de Literatura e 5 de Biologia). No segundo dia, os estudantes vão fazer prova com 8 questões discursivas, sendo 2 de Língua Portuguesa, 2 de Matemática, 2 de Química e 2 de Geografia. No terceiro dia, mais 8 questões discursivas: 2 de Literatura, 2 de Física, 2 de Biologia e 2 de História.

Já o PISM III, muda um pouco mais. No primeiro dia, prova com 40 questões objetivas das 8 disciplinas. No segundo e terceiro dias, os candidatos enfrentam prova discursiva com 10 questões de acordo com a área escolhida. A divisão é a mesma do vestibular tradicional. O cálculo final da nota também mudou. Passam a valer 20% da nota as provas do PISM I, 30% as do PISM II e 50% as do PISM III. O pró-reitor explicou que assim fica mais justo, pois os estudantes muitas vezes são imaturos quando começam as provas do PISM. A novidade garante que a fase mais madura do candidato seja avaliada melhor.
As Provas de Habilidades Específicas estão mantidas para Arquitetura e Música. As questões específicas por área de atuação têm o objetivo de avaliar melhor os candidatos pelas habilidades que precisam ter em cada curso. Isso, segundo os organizadores do concurso, deve reduzir o índice de evasão. Hoje, 6% dos alunos da UFJF desistem do curso antes da conclusão. Outro problema é a retenção de universitários. O curso poderia ser concluído em 4 ou cinco anos, mas o aluno fica muito tempo a mais na faculdade. Em alguns casos, chegam a dobrar o período de permanência.

Encontramos na coletiva colegas da TV Panorama, do Jornal Hoje em dia, da Tribuna de Minas e de diversos outros órgãos de imprensa.
Aproveitamos para flagrar o Roberto Fulgêncio em ação.
Ele é um dos repórteres fotográficos mais competentes e premiados de Juiz de Fora.
Com tanta chuva por aqui, é um alívio encontrar o restante da imprensa bem longe dos atoleiros e dos acidentes.

Chuva em Minas - Estado de emergência em Carangola

Do Portal Mega Minas

Sete mil pessoas desalojadas e mais de 100 desabrigadas.
Este é o resultado da inundação em Carangola.
A cidade completa127 anos nesta quarta-feira (7).
No lugar da festa, muito trabalho para ajudar as vítimas da enchente e contabilizar os prejuízos.
Depois de dois dias, a chuva deu trégua em Carangola.

A água baixou quase um metro, mas pela manhã a altura ainda impedia a passagem de carros.
Só mesmo de carona em tratores era possível atravessar os cerca de 200 metros de área alagada no bairro Santa Maria, na entrada da cidade.
Desde ontem, o veículo se transformou em transporte coletivo para centenas de pessoas, que precisaram se arriscar penduradas na máquina.

À frente, a 600 metros, uma região ainda mais prejudicada, na divisa dos bairros Santo Onofre e Ouro Verde.
Durante toda a terça-feira, botes e barcos eram os únicos meios de chegar ao outro lado.
Na região isolada não tem hotel, restaurante, farmácia, posto de saúde ou abrigo.

O comércio de Carangola parou. A cheia do rio invadiu casas e lojas.
Em muitos lugares, apenas o telhado ficou de fora.
A situação de emergência dificultou a ação dos bombeiros de Muriaé e Juiz de Fora que foram à cidade.
Uma família viveu momentos de pânico enquanto era resgatada.
Uma cobra surgiu no meio da água e foi atirada longe pelo bombeiro.

Durante a noite, o drama continuou. Famílias corriam para salvar o que podiam.
A chuva ficava ainda mais forte.
O rio chegou a mais de cinco metros acima do nível normal.
Segundo a Defesa Civil, mais de seis mil pessoas ficaram desalojadas e outras 100 desabrigadas. Por toda parte era possível encontrar moradores ilhados.

Nesta quarta-feira (7), no dia em que Carangola completa 127 anos, as festas que estavam programadas foram adiadas.
A única coisa a se comemorar é que, até agora, não houve nenhuma vítima.

A Defesa Civil de Carangola informou que, ao todo, 19 mil pessoas foram afetadas pela enchente.
Um posto no prédio da Câmara Municipal da cidade recebe doações para os desabrigados.