Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 6 de janeiro de 2008

Enchente em Juiz de Fora e acidente em Ewbanck da Câmara

Por Michele Pacheco

Depois de duas semanas de calor intenso, a chuva chegou. E com vontade!
E, como jornalista é um ser que nunca sossega...

O Robson estava de folga e resolvemos ir ao cinema com a Paula, filha dele. Quando estávamos saindo, veio o temporal. Ao passarmos pela Avenida Rio Branco, no centro de Juiz de Fora, vimos o trânsito complicado e parte da avenida alagada. O instinto de repórter cinematográfico falou mais alto e o Robson usou a nossa câmera "familiar" para registrar o máximo de imagens que pudesse. As cenas foram surpreendentes.

Os motoristas que tentavam seguir pela avenida tinham que dar ré. O tráfego ficou confuso. Um carro parou no meio do caminho com água no motor e não saiu do lugar. Numa rua íngreme do bairro Alto dos Passos a enxurrada dificultava a passagem dos veículos. A correnteza vinha pela calçada arrastando tudo.

Com medo, muitos pedestres tentavam se proteger nas entradas dos prédios e até subindo nos bancos dos pontos de ônibus.


Entre o trevo do bairro Bom Pastor, zona sul da cidade, e a Avenida Independência, no centro, encontramos vários trechos de alagamento. Por todo lado, motoristas tentando tirar os carros das áreas com mais água.

No bairro Poço Rico, a Avenida Francisco Valadares foi a mais atingida. A inundação começou perto do Cemitério Municipal e se estendeu por uns 500 metros. Na parte mais baixa do bairro, várias casas foram invadidas pela enxurrada. Nas calçadas alagadas, os moradores iam de um lado ao outro com água no joelho para buscar ajuda.

Nos contatos que fizemos com a Defesa Civil, os engenheiros ainda não tinham o cálculo total das chamadas, mas explicaram que as ocorrências foram todas na Zona Sul da cidade.
Imaginei que a Paula iria ficar triste com a mudança de planos (trabalho em vez de cinema), mas fiquei surpresa. Com a máquina fotográfica do pai, ela estava compenetrada, tirando fotos de tudo o que via, como uma autêntica repórter. Deve estar no sangue o instinto jornalístico. As fotos dela são estas que colocamos no blog. Com direito de crédito de imagem. Fotos Paula Palazzi.

Acionei a equipe de plantão para fazer o rescaldo da chuva, os moradores limpando as casas, etc. Eles já estavam terminando a matéria, quando recebi a notícia de um acidente grave na BR 040, em Ewbanck da Câmara. Uma carreta bateu em dois carros e jogou um deles de cima de uma ponte. O veículo caiu no centro da cidade e foi um tumulto! Três pessoas morreram e uma está internada em estado grave na Santa Casa de Santos Dumont. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, chovia na hora do acidente. Eu me pergunto de que adianta fazer tanta reportagem pedindo cuidado e atenção aos motoristas, se ainda tem gente que se arrisca e coloca a vida dos outros em perigo!

Desde que assumi no dia 17 de dezembro, o cargo de Editora Responsável pela TV Alterosa em Juiz de Fora, cobrindo férias da minha chefe, eu não fiquei um dia sequer sem trabalhar. Não dá. Fico preocupada com tudo e todos. Quando não dá tempo de achar a equipe de plantão, arrasto o Robson para a ocorrência. Com a chuva chegando, estamos mais alertas do que nunca. Coitado, ele ainda vai ter muito serviço pela frente!