Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Congresso de Testemunhas de Jeová em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Uma de nossas pautas de hoje foi sobre o Congresso de Distrito das Testemunhas de Jeová.
Às dez e meia da manhã achamos que o campo do Sport Club, em Juiz de Fora, estaria vazio.
Mas, tivemos uma surpresa. Arquibancadas cheias e muita gente em cadeiras na pista ao redor do campo.
No gramado, foi montado um palco, por onde passaram vários representantes das congregações.
O tema deste ano é "Guiados pelo Espírito de Deus".

Segundo o Rafael Gargiolo Filho, Supervisor de uma das 34 Congregações de Testemunhas de Jeová em Juiz de Fora, explicou que o objetivo é discutir a atuação do Espírito Santo na vida de cada um e explicar passagens da Biblía e a importância do Livro Sagrado.
A expectativa é de reunir seis mil pessoas por dia.
Qualquer um pode participar do evento.
O Congresso termina no domingo.
Até lá, estão previstas muitas atividades.

Bagaço da cana vira arte nas mãos dos artesãos

Do Jornal Unidade de Notícias

A Associação Geração de Renda Ponte Nova – Novo Olhar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, através da Assistência Social, Sebrae Minas e Samarco, desenvolvem, há mais de um ano, o artesanato em fibra de cana-de-açúcar.
A matéria prima foi escolhida pela Associação por ser a principal cultura agrícola de Ponte Nova, há várias décadas.
A fibra é extraída do bagaço da cana triturado, e é doado à Associação pela Usina Jatiboca, situado no município de Urucânia. Muitas artesãs já foram cortadoras de cana e hoje são escultoras a serviço da cultura e da arte.

O primeiro trabalho exposto pela Associação foi o Presépio de Natal, na praça de Palmeiras em Ponte Nova.
Logo depois foram convidados para participarem da programação da Semana do Fazendeiro, em Viçosa, indo também à Belo Horizonte, no Expominas e em várias regiões de Minas.
Os artesãos usam moldes para confeccionar suas peças, como jarros, bacias, pratos, copos e os reveste de papel reciclado, papel jornal, grude (feito do trigo) e água sanitária (usado como anti-mofo) para dar durabilidade às peças.
A cor que dá vida à arte, é extraída pelos artesãos através da terra (vermelha, roxa, branca, marrom) e suas infinitas possibilidades de mistura, onde a preocupação maior dos artistas é com a preservação do meio-ambiente e o uso do material reciclável.

Para Geralda Vânia, cooperadora do Sebrae, a arte está na aprendizagem de se trabalhar em equipe produzindo sempre mais e melhor.
Vânia reforça a importância dessa arte “elas estão fazendo a história do artesão de Ponte Nova, ao mesmo tempo em que trabalham a sua dignidade”.
As famílias, como preferem ser chamados, contam ainda com o apoio de um designer, também do Sebrae, para ajudar no acabamento, qualidade e beleza, aprimorando a arte da fibra da cana.
Este projeto foi apresentado pela “Novo Olhar” à Samarco Mineração, em 2007, que acreditou na idéia da recuperação e preservação do bagaço da cana e hoje ajuda financeiramente com uma quantia de R$ 17.300, usados para divulgação e compra de materiais.

A Associação Geração de Renda Ponte Nova – Novo Olhar, através do projeto Formação de Grupos de Artesãos, ficou entre as 19 entidades escolhidas pela Samarco.
A ajuda do Sebrae é na parte técnica, através de instrutores, e a contra partida da Prefeitura Municipal de Ponte Nova é na área de infra-estrutura.
O objetivo maior é tornar o grupo, a família “Novo Olhar”, uma fonte de renda auto-sustentável através da arte do bagaço da cana-de-açúcar.

Ao todo, 20 famílias são beneficiadas pelo programa, sempre aberto a novos membros.
Os artesãos vendem suas peças artísticas, seja por encomenda ou na Feira Livre de Ponte Nova.

VII Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas

Por Silvan Alves
www.silvanalves.blogspot.com

Os cafeicultores da região têm até 14 de agosto para se inscreverem nos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG, para VII Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas, onde as amostras devem ser entregues. O concurso avalia o café da região e incentiva os agricultores agregarem valores aos grãos o que resulta numa melhora na qualidade da bebida. Assim os produtores conseguem ampliar o mercado e atender as exigências dos consumidores.

Em 2007 o concurso recebeu 662 inscritos na região sendo referência na Zona da Mata.
A cada ano a produção vem aumentando o que coloca a região como 2º produtora. A primeira é o Sul de Minas.
Além de aumentar a economia durante o concurso os agricultores são orientados pelos técnicos a produzirem sem degradar o meio ambiente e respeitando os aspectos sociais.

Pelo 7ª ano a Emater- MG promove o Concurso de Qualidade do Café, esse ano o evento está a todo vapor.
Muitos agricultores já estão enviando amostras para participarem do concurso, incentivados pelas premiações.
Ano passado o ganhador foi do município de Espera Feliz.

Fonte: www.silvanalves.blogspot.com