Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Incêndio no centro de Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Fim de tarde, muita gente nos pontos de ônibus esperando para voltar para casa depois de um dia cansativo de trabalho.
De repente, quem estava nos pontos de ônibus e nas lojas da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Halfeld e Marechal Deodoro, notou uma fumaça intensa saindo de um prédio.
O susto foi grande, o trânsito ficou complicado e uma multidão de curiosos começou a se aglomerar.

Muita gente corria de um lado para o outro tentando ver o que estava acontecendo ou tentando fugir do perigo.
Carros e ônibus seguiam lentamente, satisfazendo a curiosidade dos motoristas.
Para evitar acidentes, os policiais da 30ª Cia. desviaram parte do tráfego, permitindo que apenas os coletivos seguissem pelo trecho com problema.

Quatro viaturas dos bombeiros, entre elas dois caminhões-tanque, foram enviadas ao local.
Os bombeiros se dividiram em duas frentes de trabalho.
Um grupo puxou as mangueiras por dentro de uma lanchonete para chegar à sobreloja do comércio vizinho, onde começou o fogo.
A dona da lanchonete cedeu passagem e contou que a sobreloja funcionava como um depósito.

Outra equipe de bombeiros usou uma escada para subir na marquise e uma machadinha para quebrar o vidro de um basculante.
O trabalho foi rápido e perigoso, já que a fumaça intensa dificultava enxergar o que estava acontecendo dentro da sobreloja.
Essa foi uma das dificuldades que eles enfrentaram no combate a esse incêndio.

Cada um que saía do prédio estava sujo de fuligem e com os olhos lacrimejando por conta da fumaça.
Segundo o sargento Sandro Heleno, do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, o local abafado, com pouca ventilação e muita fumaça, atrapalhou o trabalho.
Mesmo com esses obstáculos, as equipes agiram rápido e conseguiram controlar a situação e acalmar comerciantes e moradores do local.

A água jogada pelos bombeiros na sobreloja escorreu para as lojas e os comerciantes corriam de um lado ao outro tentando salvar os produtos e os móveis.
O sargento Sandro Heleno contou que algumas irregularidades foram encontradas no local que funcionava como depósito para caixas de papelão. A fiação elétrica estava em péssimas condições. Os bombeiros não sabem dizer se ela já estava assim antes e pode ter provocado um curto-circuito, causando o incêndio, ou se foi destruída pelo fogo.

Entre as diversas caixas de papelão, os bombeiros encontraram fogos de artifício em situação irregular.
A causa do incêndio vai ser investigada. Mas, pelo visto, não faltam possibilidades.
Por sorte, ninguém ficou ferido. O comércio ainda estava funcionando quando o fogo começou e o risco de feridos foi grande.

Eleições 2008 – Segundo turno em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Os candidatos Margarida Salomão (PT) e Custódio Mattos (PSDB) seguem na maratona do segundo turno.
Os dois estão cheios de compromissos e correndo de um lado para o outro da cidade.
Hoje, participaram de um encontro no teatro do Espaço Mascarenhas.
A reunião foi organizada pelo Comitê Central Popular e pelo Movimento pela Moralização da Política.

Os integrantes dos dois grupos se uniram e têm criado vários eventos na cidade.
São eles que organizam o Grito dos Excluídos, todo ano no dia 7 de setembro.
Dessa vez, decidiram atuar mais ativamente no processo eleitoral.
Juntos, criaram um Protocolo de Compromissos e convidaram os dois candidatos a assinar o documento.

São 10 itens:
Compromissos Gerais / Transporte / Saúde / Meio-ambiente / Moradia / Inclusão social / Comunicação / Relação com os servidores públicos / Educação / Cultura e Lazer.
Em cada um deles há regras de conduta que o(a) candidato(a) deve adotar caso seja eleito(a) para a prefeitura de Juiz de Fora.

Segundo os organizadores, o protocolo foi elaborado com sugestões de vários segmentos sociais, inclusive entidades de classe e de movimentos populares.
Depois que a porta-voz do Comitê Central Popular, Maria Luísa Pires, explicou aos candidatos o motivo do encontro e leu cada um dos compromissos propostos, foi feito um sorteio para que os candidatos comentassem a iniciativa.

Custódio Mattos foi o primeiro.
Ele explicou que não assinaria logo o documento, pois os compromissos propostos não dependem apenas do candidato que for eleito. Certas decisões só podem ser tomadas depois de consulta aos departamentos jurídicos e financeiros da administração municipal. Para ele, não é só uma questão de boa-vontade do prefeito eleito, mas uma necessidade de não descumprir leis.
O candidato do PSDB pediu tempo para avaliar o protocolo, mas elogiou a iniciativa de mobilização para criá-lo.

Margarida Salomão teve opinião diferente.
Ela disse que os termos apresentados coincidem com várias propostas levantadas na última reunião do PT, em Juiz de Fora.
A candidata também elogiou a iniciativa dos grupos que criaram o protocolo, falou da importância da participação popular nas decisões políticas e reforçou alguns itens abordados no protocolo de compromissos.
Margarida assinou o documento, mas antes anotou uma ressalva. Ela concorda em cumprir o protocolo, desde que as propostas estejam de acordo com as questões jurídicas e administrativas.

Os dois candidatos deixaram o Espaço Mascarenhas com destino a outros compromissos de campanha. Na reta final da eleição municipal, cada minuto é precioso no contato com os eleitores.