Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tupi FC - líder isolado do Campeonato Mineiro

Por Michele Pacheco

Voltamos ao trabalho depois de adoráveis férias. Ai, ai!

De cara, um dia chatinho. A pauta que estava prevista sobre o destombamento de igrejas caiu. Isso mesmo, destombamento.
A Igreja Católica está movendo um processo para que as prefeituras de Juiz de Fora e de outras cidades da região cancelem o tombamento de algumas igrejas pelo Patrimônio Histórico. Eles alegam que um imóvel tombado não recebe recursos do poder público para ser mantido e que as obras necessárias (e pagas pelos fiéis) não podem ser feitas sem autorização do poder municipal e um processo burocrático de avaliação. Foi marcada para hoje uma reunião entre representantes da Igreja e a Comissão que avalia bens tombados em Juiz de Fora. Estava tudo pronto para cobrirmos o fato, quando veio a notícia de que o acesso à imprensa tinha sido vetado. Fazer o quê, não é? A pauta substituta - comemoração em cursinhos de aprovados no vestibular 2008 e o no PISM 3 da UFJF - também caiu, pois a festa dos estudantes foi na parte da manhã e nós entramos no serviço às 13h.

Resultado: ficamos só com a matéria da reapresentação do Tupi. A imprensa da cidade sempre dá destaque ao time, mas o Robson comentou uma coisa hoje que é verdade. A equipe é líder da competição, está à frente de Atlético Mineiro e Cruzeiro (tem jogos a menos) e não tem o reconhecimento merecido. A imprensa, de um modo geral, ainda se prende aos times grandes, desmerecendo as equipes do interior que lutam para se organizar e ter uma boa colocação.

O galo carijó venceu as quatro partidas que disputou pelo Campeonato Mineiro 2008 e é o líder isolado. O time de Juiz de Fora venceu o Ipatinga na casa do adversário, no último sábado. Os jogadores se reapresentaram hoje e esta era a nossa pauta. Os atletas chegaram por volta de 16h, se reuniram com o técnico Moacir Júnior e depois foram para uma academia cuidar da forma física.

Ficamos no campo do Tupi esperando o retorno da equipe para o treino.
Jornalistas parados no mesmo lugar, sem nada para fazer não poderia dar em outra coisa: risos e mais risos. Para passar o tempo, cada um contou alguma peripécia ou piada. Os grupos se juntavam nos cantos e os profissionais foram se misturando e passando adiante o motivo de cada gargalhada.

O tempo fechou e o pessoal da imagem correu para proteger os equipamentos. O Olavo Prazeres, da Tribuna de Minas, aproveitou para vigiar o céu e tentar flagrar um dos muitos raios que apareciam. Por fim, todo mundo parou com máquinas voltadas para as nuvens e disputando para ver quem conseguiria registrar primeiro um raio. Parece loucura, mas passamos uns bons minutos nessa brincadeira.

A equipe do Tupi chegou e o profissionalismo voltou à tona. A chuva aumentou. O Robson estava com a capa de chuva na câmera e ficou sossegado. O Olavo estava com uma sombrinha acoplada à câmera e também se movimentou sem problemas. Registramos o treino físico, nos despedimos de todos e seguimos para o carro.

No caminho, escondidinho num canto coberto, estava nosso amigo Marco Aurélio, da Rádio Globo de Juiz de Fora. Protegido da chuva, ele fazia animado as participações no programa Globo Esportivo. Entre as informações, lembrava que o Tupi vai treinar forte durante toda esta semana para enfrentar o Ituiutaba no próximo sábado no Estádio Municipal de Juiz de Fora.

Vi no quadro de previsão de pautas, que vamos cobrir mais treinos do carijó nesta semana. Mal vejo a hora de colocar as histórias em dia e ouvir mais piadas.