Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Polenta à moda mineira

Por Robson Rocha

Nós adoramos São João Del Rei e, apesar de sempre irmos lá gravar matérias, mesmo nas férias voltamos pra curtir a cidade. E aí, levamos a Paula pra aproveitar. Além de muitos pontos turísticos e respirar cultura, São João cativa a gente.
As pessoas são extremamente educadas e têm prazer em receber. O que nos faz sentir "filhos-da-terra", como eles se referem a quem nasceu lá.

Ah, outra coisa muito boa por lá é a culinária. Têm restaurantes muito bons.
Antigamente comíamos em um bar chamado Alforria, tinha caldos maravilhosos. O bar mudou de dono e passamos a freqüentar o Bar do Zotti.
Esse bar foi responsável pela queda de um tabu em minha vida.
Sempre debochei da Michele porque muitas vezes ela pedia porção de angu frito pelos botecos da vida. Sempre afirmei que angu a gente come em casa.

Porém, uma vez estávamos gravando em São João Del Rei e fazia um frio, digamos, razoável. E pra ajudar, começou a cair um sereninho fino, aquele conhecido como “chuva de molhar bobo”. E no centro histórico de São João não tem marquise. Não quis vestir a capa de chuva e fiquei um bobo molhado.

Acabamos a gravação, deixamos tudo no hotel e fomos procurar um lugar para comer por perto. Vimos aquele bar aconchegante, parecendo tão quentinho. Entramos.
A Michele pegou o cardápio e perguntou que prato indicavam pr’aquela noite fria e eu só conseguia pensar em uma dose da “mardita” pra “esquentar o peito”.

Antes que ele respondesse, já interrompi e perguntei:
“Camarada, você tem uma da “boa” aí”?
Ele respondeu que tinha da roça e eu recusei. Aí ele indicou “uma” com mel.
Pensei: Beleza! Assim o resfriado não me pega!

Mas, a Michele tomou a rédia da parada e reforçou sua pergunta. E o rapaz indicou uma polenta.
Pensei: O cara está de sacanagem, polenta?!
O pior que a Michele aceitou.
Eu arrematei uma porção de carne de lata com batata e a deliciosa pinga com mel.


A Michele comia a polenta com uma vontade de fazer inveja e enfrentei alguns problemas:

1 – A pinguinha abre o apetite.
2 – Meu apetite já é grande sem ela. (Com ela então!)
3 – Meu olho é maior que a barriga.
4 – O cheirinho era maravilhoso.
5 – Meu olho de novo.
6 – Nem precisava, mas a Michele me induzindo.

Meu amigo, comi duas cumbuquinhas de polenta. E, eu que tanto critiquei: comendo duas cumbucas de angu com molho, carne moída, queijo, etc.
Eu suava mais que tampa de caçarola. A pinguinha que eu tomei, até evaporou e o meu único pensamento era como chegar no hotel. Ir andando até lá, era muito esforço pro meu corpo. Minha barriga estava tão cheia que parecia que se eu me levantasse o sangue não chegaria até o cérebro. Já pensou? Um camarada de 1,90 metro desmaiando. Seria no mínimo esquisito.

Mas tudo saiu bem, aos poucos a sensação de que ia explodir foi passando. Fomos para o hotel e dormi como um anjo.
Porém, tenho que admitir: não critico mais ninguém por causa do angu, pois virei freguês de carteirinha do Bar do Zotti e, se tudo correr bem, sexta-feira estaremos comendo uma boa polenta.

Gostamos tanto que fizemos até uma matéria de receita da polenta para o Jornal da Alterosa.
Vamos colocá-la abaixo, mas vou dizer uma coisa, sempre fazemos essa receita em casa, porém acho que tem algum segredo que ele não contou, pois lá é diferente.

RECEITA: POLENTA À MODA MINEIRA

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
- 250g (um copo duplo) de fubá;
- 100g de queijo minas curado ou padrão ralado;
- 150g de carne moída refogada com temperos a gosto;
- 200g de molho feito com tomate cereja, cebola e cheiro verde;
- queijo parmesão e cebolinha verde para polvilhar.

Modo de fazer:
Cozinhe o fubá em um copo grande e meio de água até formar um angu em ponto quase duro. Coloque o angu numa cumbuca e cubra com o queijo minas ralado. Em seguida, ponha o molho de tomate, cubra com a carne moída refogada e termine salpicando queijo parmesão e cebolinha verde. Está pronto.
A receita deve ser preparada na hora de servir e montada com os ingredientes ainda quentes, para derreter os queijos.

Sugestão da cozinheira para o molho: Numa panela doure a cebola, acrescente os tomatinhos cortados ao meio e deixe apurar. Desligue o fogo, acrescente cheiro verde e reserve.
Bom apetite!