Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vice assume prefeitura de Juiz de Fora depois da prisão do prefeito

Por Michele Pacheco

O vice-prefeito de Juiz de Fora assumiu hoje a prefeitura. José Eduardo Araújo dos Santos tem 62 anos, é casado e pai de três filhos. Ele fez o comunicado à imprensa ao lado da mulher Regina Célia Barbosa dos Santos. Depois de uma declaração de amor à companheira de 32 anos, José Eduardo prometeu transparência enquanto estiver à frente do executivo e avisou que a esposa não vai assumir nenhum cargo na prefeitura, mas estava lá apenas para dar apoio. O prefeito em exercício é filiado ao PR, Partido da República, é formado em Direito, Contabilidade, Administração e Relações Públicas. Ele é também um radialista conhecido em Juiz de Fora e foi diretor dos Centros Regionais da cidade, de 2002 a 2003, tendo participado da administração anterior, do prefeito Tarcísio Delgado, do PMDB.

Durante a coletiva de hoje, os jornalistas estavam cheios de perguntas sobre a situação política atual de Juiz de Fora. José Eduardo Arújo fez questão de lembrar o tempo todo que não vai fazer mudanças no secretariado nem na administração do município, já que não é prefeito, apenas o vice em exercício de prefeito. Ele contou que não assumiu a vaga assim que Alberto Bejani foi preso na Operação Pasárgada, porque esperava ser comunicado sobre os rumos a seguir, de acordo com a Lei Orgânica do Município. Mas, diante de críticas da oposição de que estaria fugindo da responsabilidade, ele enviou uma carta à Câmara Municipal informando que assumia o cargo pelo princípio da vacância, ou seja, para que a prefeitura não ficasse sem um líder para resolver emergências durante a ausência do prefeito.

José Eduardo aproveitou a imprensa para tranqüilizar os servidores públicos municipais. Com a prisão do prefeito, todos ficaram assustados, com medo de ficar sem pagamento. A informação oficial é de que os compromissos do município vão ser mantidos e os salários vão ser pagos em dia. O Procurador Geral do município, Leon Gílson Soares, explicou que, legalmente, não há impedimentos para que Alberto Bejani deixe a penitenciária e reassuma o cargo. Ele disse que não sabe que decisões o prefeito vai tomar quanto ao futuro dele no mandato e que a prefeitura não foi citada em momento algum da investigação e, por isso, não deve sofrer sanções.

Quanto ao prefeito Alberto Bejani, ele continua preso na Penitenciária Nélson Hungria, em Contagem.
Ao contrário do que vinha sendo divulgado, nenhum dos presos na Operação Pasárgada está usando o uniforme dos detentos. A prisão temporária dos suspeitos termina no domingo à noite. Até agora, a Polícia Federal não divulgou se vai pedir prisão provisória de algum deles. Bejani prestou depoimento hoje à tarde.
O advogado dele não quis entrar em detalhes sobre o que foi dito, já que o caso corre em segredo de justiça. Bejani tem muitas opções. Nenhuma delas confortável. Se ele renunciar ao cargo, pode ter que responder a processo na justiça comum, perdendo o Foro Privilegiado. Se não renunciar, pode passar pelo processo de impeachment, que já está sendo orquestrado por vereadores do PMDB, e ter o futuro político ainda mais prejudicado.

Muitas informações são divulgadas, mas nem todas são confirmadas pelas autoridades.
Quanto à pistola 9mm encontrada pela Polícia Federal na casa do prefeito de Juiz de Fora, uma fonte ligada à PF nos disse que a arma não está registrada no nome do Bejani e sim de um ex-policial civil. Os responsáveis pela fiscalização e pelo registro de armas são a Polícia Federal e o Exército. Perguntei a essa fonte quem poderia ter falhado, já que uma pistola 9mm, de uso exclusivo das Forças Armadas e da Polícia Federal, consta no registro como sendo uma pistola 380, de uso comum. A resposta foi que a arma é antiga, do tempo em que o registro era feito pela polícia civil e que o caso está sendo investigado.

Quanto ao dinheiro encontrado na casa do Bejani, 1 milhão 120 mil reais, a versão dada seria de que foi conseguido com a venda de uma rádio que pertencia ao prefeito de Juiz de Fora.
Agora, é esperar pelo desenrolar da história.