Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Febre amarela em Muriaé - Minas Gerais

Por Silvan Alves

O registro de um caso de febre amarela na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, com vítima fatal no mês passado, trouxe à cidade quatro técnicos da Vigilância Epdemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Na mata do Hospital São Paulo e no bairro da Gávea, pontos estratégicos escolhidos pela equipe, durante sete dias, foram procurados vetores tanto urbano (aeds aegypti – mosquito transmissor da Dengue) e silvestre (hemagogo e sabetis – mosquitos transmissores da Febre Amarela) ambos foram encontrados e capturados para serem levados para a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte e posteriormente ao Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará.

“Encontramos em quantidade razoável os dois tipos, disse José Otaviano Madureira Almeida, um dos técnicos”.
O Coordenador do Serviço de Epdemiologia de Muriaé, Dionísio Bonfim disse que é importante a presença dos técnicos para reforçar as ações desenvolvidas na cidade e ajuda a nortear os trabalhos de atuação na questão de bloqueio e atenção nos dos casos suspeitos.

Dionísio Bonfim informou que o índice de focos da Dengue em Muriaé é de 2,39%, considerado alto e indesejável, uma vez que o índice aceitável pelas organizações de saúde é de 1% ou menos. “Estamos cumprindo também a meta anual para 2009, que é de seis ciclos”, concluiu.

Crimes na Zona da Mata e nas Vertentes

Por Michele Pacheco

Os policiais militares do 47º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois suspeitos de estelionato em Leopoldina.
O estampador Alex Leal Soares, de 22 anos, e a costureira Priscila Ramiro Beriguer, de 24 anos, foram presos em flagrante depois de um rastreamento da PM.
Com a costureira de Muriaé, os policiais encontraram cheques de diversos bancos, alguns em branco e outros preenchidos.
Ela levava também objetos que teriam sido comprados em lojas de Muriaé.
O problema é que o casal fazia as compras e pagava com cheques roubados.
Duas comerciantes do centro de Leopoldina chamaram a polícia e contaram que tinham sido lesadas pelos estelionatários.
O casal usou cheques do Unibanco no nome de Jorge Monção da Silva para fazer compras e pagar contas de outras pessoas.

Quem também anda trabalhando muito desde o início do ano é o pessoal da 13ª Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito.
Os policiais faziam patrulhamento de rotina em Barroso e flagraram um caminhão transportando lenha nativa.
O veículo estava coberto por lona, mas os policiais desconfiaram e pediram o motorista parar.
A madeira era transportada sem documentação e o caminhão também estava irregular no licenciamento.
Foi feita a apreensão do veículo e da carga e a prisão do motorista.
Foi lavrado um auto de infração do IEF no valor de R$ 660,00.

Os policiais rodoviários da 13ª Cia. ficaram surpresos ao descobrir que uma danceteria às margens da BR 265, em Barbacena realizava uma festa Rave.
No espaço externo, eles notaram grande número de pessoas.
A maioria estava consumindo álcool e dançando até em cima dos carros. Preocupados com a segurança na rodovia e nos arredores, os policiais ficaram atentos aos veículos que deixavam o local. Um motorista foi abordado e mostrava sinais de embriagues. Ele se recusou a fazer o teste do etilômetro e teve a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. O veículo foi removido ao pátio de um auto-socorro e foi aplicada multa para a retirada. A ação policial teria inibido os outros freqüentadores da festa, já que a PM foi informada de que parentes estavam sendo acionados para ir à danceteria buscar os veículos e o pessoal.

E quem espera curtir o feriadão de carnaval pescando e aproveitando rios e cachoeiras, deve ter cuidado.
O período de folia neste ano coincidiu com a Piracema, época de reprodução dos peixes, que vai até o dia 28 de fevereiro.
Para evitar abusos e infrações no Campo das Vertentes, os policiais da 13ª Cia. reforçaram os patrulhamentos aquáticos.
Do dia 20 de janeiro até o último domingo, eles apreenderam 41 redes, 1 covo e diversas varas de bambu para pesca na Represa de Camargos.
O descumprimento da legislação pode gerar multa e até a prisão do infrator.