Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Beijo homossexual em cartaz gera polêmica em Muriaé

Ricardo Beghini - Estado de Minas

Publicação: 17/05/2010

A foto de duas mulheres trocando carícias, na ilustração da agenda 2010 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é centro de uma polêmica envolvendo professores, alunos e a direção da Faculdade de Minas (Faminas), de Muriaé, na Zona da Mata. A imagem foi recusada como peça de divulgação da 7ª Semana Acadêmica do Serviço Social, que acabou cancelada pela coordenação do curso. O evento deveria ter começado nesta segunda-feira e terminaria na terça.

Pivô do embate, a coordenadora Viviane Souza Pereira, de 33 anos, que sugeriu a utilização da figura, foi demitida na última quarta-feira. Foi dela a iniciativa de cancelar o encontro, que promoveria a discussão sobre o tema 'Fortalecer as lutas sociais para romper com a desigualdade'. Viviane disse que alertou a direção da Faminas que desistiria do evento, caso a imagem fosse omitida. “Expliquei que nosso código de ética se opõe a qualquer tipo de preconceito e é a favor da diversidade”, disse. De acordo com a ex-coordenadora, após a conversa com a direção, a agência de comunicação da faculdade enviou cinco sugestões de cartazes. Todas elas omitem a imagem do beijo homossexual.

A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso) foi a primeira a se manifestar. “Considerando os princípios afirmados pelo nosso Código de Ética, de empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, e contrários a qualquer tipo de discriminação, em favor da construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero, é que repudiamos tamanho absurdo”, diz o texto de uma nota, emitida pela entidade.

O diretor do Movimento Gay de Minas (MGM), Marco Trajano afirmou que a postura da instituição está na contramão das políticas do governo federal, que tem um plano de combate a homofobia. Ainda de acordo com Trajano, o MGM planeja promover um “beijaço” homossexual nos próximos dias na porta da faculdade. “Viviane perdeu o emprego, mas não a ética.”, diz.

O procurador da Faminas, Eduardo Goulart, disse que a coordenadora foi demitida porque decidiu por livre e espontânea vontade cancelar a semana acadêmica. “Fomos pegos de surpresa. Ela prejudicou toda a estrutura, incluindo alunos, convidados e comunidade”, disse ele, alegando que a instituição, em nenhum momento, se opôs à programação do evento. Goulart negou que haja qualquer discriminação por parte da faculdade em relação à ilustração fornecida pela ex-coordenadora.