Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Perigo no Trânsito - Juiz de Fora – Um haras urbano

Por Robson Rocha


Juiz de Fora é uma cidade com mais ou menos 600 mil habitantes, com um trânsito intenso em suas avenidas e ruas estreitas. Uma coisa que tem me chamado a atenção na cidade, é a quantidade enorme de animais soltos nos bairros. Além dos cães, agora existe uma quantidade absurda de cavalos. E o pior é que eles já chegaram à região central da cidade.


Antes eles ficavam apenas nas margens do rio Paraibuna, agora estão por toda parte. Os proprietários desses animais estão deixando que eles fiquem soltos. Outro dia fomos chamados no bairro Santa Rita, onde um cavalo, que foi solto à noite pelo dono, caiu no quintal de uma outra casa e teve que ser sacrificado.
Além de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos (zoonoses), podem acontecer acidentes de trânsito.

Um domingo desses, um passeava tranqüilamente pela avenida Rio Branco, a principal da cidade. Sorte que domingo à tarde o trânsito é muito pequeno na região central.



Hoje à tarde, mais uma vez eles estavam à solta pela cidade. Desta vez eles transitavam calmamente entre os carros na rua Olegário Maciel.

O DEMLURB e a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), deveriam fazer o recolhimento desses animais de grande porte das vias públicas. Mas parece não estão conseguindo ver que esses “bichinhos”, estão invadindo a cidade.


Por lei, esses animais de grande porte devem que ser apreendidos e ficar à disposição de seus proprietários por quinze dias. E só podem ser liberados do depósito municipal mediante pagamento da taxa de apreensão, mais diárias.
Se os proprietários não aparecem, os animais são leiloados.




Abandonar animais em vias públicas é um crime previsto no
Decreto - Lei nº 24.645 de 10 de julho de 1934.