Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 24 de janeiro de 2009

Furto de peças sacras em São João Del Rei

Da Gazeta de São João Del Rei

A Polícia Civil de São João del Rei está investigando o furto de três peças sacras utilizadas em cerimônias religiosas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade.
No último sábado, dia 17, um cálice, uma patena (pequeno prato onde se coloca a hóstia no ofertório) e uma âmbula (cálice, com tampa, onde são conservadas as hóstias consagradas) foram roubados de uma das sala do templo.
O furto aconteceu por volta das 12h.
Parte da ação dos suspeitos foi gravada pelo sistema interno de tevê.

De acordo com o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Alexandre Federico, apesar da investigação estar no início, já existe a suspeita de que um grupo de pessoas da cidade esteja envolvido no crime.
Ainda conforme Federico, os suspeitos ficaram um tempo dentro da igreja, mas pareciam ter um conhecimento antecipado do local.
"A Polícia Civil tem uma cópia do DVD com as imagens registradas pelas câmeras instaladas na igreja.
A coleta de mais informações, provas e depoimentos estão ajudando a resolver o caso o mais rápido possível", afirmou.

Segundo Mauro das Mercês Castro, moderador da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, as peças ficavam guardadas em um armário de madeira, trancado a chave, no único cômodo da igreja onde não há câmeras.
Ainda conforme Castro, o sistema de segurança interno é constituído por 13 câmeras instaladas no templo.
Elas registraram os movimentos dos suspeitos, que entraram pela sacristia e pediram ao funcionário que estava no local para usar o banheiro, que dá para a sala nos fundos do altar. "Ali os infratores arrombaram o armário, onde ficam as peças de uso rotineiro nas celebrações, e retiraram os objetos", explicou Castro.

De acordo com o tenente da Polícia Militar, Luís Eduardo Coelho, apesar do policiamento específico para a segurança externa do patrimônio histórico de São João del Rei, a segurança interna é de responsabilidade da igreja. "A equipe da PM atua de forma preventiva, evitando a atuação de vândalos e ladrões. Por isso, para o interior das construções, incentivamos o uso de sistema de alarme, câmeras e fortalecimento de grades, trincos e portas", explica.