Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Sensacionalismo ou realidade? Alguém sabe o limite?

Por Robson Rocha

Muitas vezes trabalhar com jornalismo(1) é visto como uma coisa de outro mundo e que jornalistas só estão preocupados com as notícias(2) e não com as pessoas. São todos sensacionalistas. A notícia em si já contém algo de sensacional, diferente, seja pelo lado bom ou ruim, o que quer dizer que possui alguns ingredientes de sensacionalismo(3).

Mas generalizar, é como se eu avaliasse todos os médicos como açougueiros, porque existem alguns maus médicos. Em todas as profissões existem maus profissionais, profissionais que querem aparecer de toda forma, vaidosos, etc.
Mas as pessoas esquecem que, na maioria, os jornalistas tem sentimentos e fazem um trabalho sério. E que muitos fazem um jornalismo crítico(4), um jornalismo que não passa uma camada de "verniz" para amenizar a feiura do fato e nem descasca para parecer mais feio. Simplesmente, mostram a realidade.

Quando faço imagens de fatos graves, muitas vezes repasso meus sentimentos na imagem e quero que as pessoas pensem no que estão vendo.

Uma tarde recebemos da redação a informação de um atropelamento de duas pessoas por um
caminhão. Quando chegamos ao local mãe e filha tinham sido atropeladas por um caminhão caindo aos pedaços que tinha o pedal do acelerador amarrado com um arame. A mãe escapou, mas a filha não. Quando fiz essas imagens eu não conseguia parar de chorar e queria realmente mostrar, sensibilizar as pessoas do risco que a falta de manutenção e a falta de atenção podem provocar, nesse caso a morte de uma criança.

Olhando essa mãozinha, só conseguia pensar em tudo que essa criança não ia viver e que pecado tão grave ela teria cometido pra morrer tão nova e de forma tão estúpida.
A imagem é forte, claro! Mas se eu mostrasse realmente como ela ficou, apelando para certos detalhes que você vê em um acidente, estaria sendo sensacionalista?

Quando você faz uma matéria sobre fome, a maioria das pessoas não faz idéia de como é difícil gravar determinadas cenas. Se às vezes as imagens chocam pessoas nas suas salas, elas deviam ir até onde as imagens foram gravadas e ver que pessoalmente elas chocam muito mais.
Certa vez fomos fazer em Brás Pires uma matéria sobre o atraso do pagamento na prefeitura da cidade que já durava meses. Na prefeitura nos indicaram uma família humilde, pra que pudéssemos mostrar as dificuldades dos funcionários. Quando chegamos na casa era uma situação critica. Era próximo ao natal e a Michele perguntou o que eles mais queriam. A resposta de uma filha do casal foi que ela queria ter uma ceia de natal, podia ser arroz, feijão e carne. Havia meses que na casa deles só tinha fubá.
A resposta dela acabou com o nosso dia, não conseguimos almoçar. Compramos algumas coisas para a ceia da família, mas mudamos a realidade da vida deles.
A única arma que tenho pra tentar mudar isso é minha câmera.
E mostrar a realidade é sensacionalismo?

Mas quando a gente vê uma pessoa revirando o lixo próximo a nossa casa, é mais fácil olhar para o outro lado que oferecer um prato de comida a ela, certo?

Porém se aparece na televisão uma pessoa "garimpando" o lixo pra comer, é sensacionalismo? Não. É realidade! Sensacionalismo é quando o limite da informação é ultrapassado e principalmente o time.

É muito bonito fazer doações no período natalino. Nessa época do ano muitas pessoas que criticam o jornalismo, chamam equipes de reportagem para que sejam mostradas suas boas ações. Isso expondo pessoas, comunidades e principalmente crianças carentes, bem sujinhas. Nesse caso não é nem preciso preservar a imagem das crianças. E não é sensacionalista, pois é a imagem que as classes mais altas querem mostrar.

A questão é como quando, por exemplo, um político quer fazer uma denúncia, ele procura a imprensa e bota a boca no trombone. Mas quando ele é denunciado... a imprensa é mentirosa, interesseira, etc e sobre tudo sensacionalista.

O jornalismo sensacionalista existe, mas as pessoas confundem mostrar a realidade com sensacionalismo. Sensacionalismo hoje é tudo aquilo que certas pessoas não querem ver, simplesmente querem jogar pra debaixo do tapete.


1 - Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais

2 - Notícia - Registro dos fatos, de informações de interesse jornalístico, sem comentários. Fatores objetivos determinam a publicação de uma notícia: o caráter inédito; o impacto que exerce sobre as pessoas e sobre sua vida; a curiosidade que desperta; a imprevisibilidade e improbalidade do fato.

3 - Sensacionalismo é geralmente o nome dado a um tipo de postura editorial adotada regular ou esporadicamente por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, no apelo emotivo e uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico.

4 - Jornalismo crítico - O jornalismo não existe para adoçar a realidade, mas para mostrá-la de um ponto de vista crítico. Mesmo sem opinar, sempre é possível noticiar de forma crítica. Compare fatos, estabeleça analogias, identifique atitudes contraditórias e veicule diferentes versões sobre o mesmo acontecimento.