Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 14 de dezembro de 2008

Violência cai mais de 50% em São João Del Rei

Da Gazeta de São João Del Rei
www.gazetadesaojoaodelrei.com.br

O número de assassinatos em São João del Rei e Santa Cruz de Minas registrados entre os meses de janeiro e de novembro de 2008 é 61,1% menor do que o contabilizado em todo ano de 2007.
A informação é do comandante geral do 38º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Milton de Oliveira Costa. De acordo com o oficial, no ano passado, foram registrados 18 homicídios de janeiro a dezembro. Em 2008, sem contabilizar os crimes que foram registrados neste mês, foram sete assassinatos.

"Se for levado em conta o número de homicídios que foram contabilizados em São João del Rei em 2005, ano de implantação do batalhão, a queda é ainda maior. Em 2005, tivemos 33 homicídios. Isso representa uma queda de 78,78% dos assassinatos nas duas cidades, em relação a este ano. É bom lembrar que o homicídio era o crime que mais incomodava a população", ressaltou.

Os atentados também diminuíram. Em 2005, foram registradas 90 tentativas de homicídio. Em 2007, 55. Este ano, até agora, foram 26. "Essa também é uma conquista importante. Se levarmos em conta 2005, temos uma queda de 71,11%. Em relação ao ano passado, tivemos uma diminuição de 52,72%. Estamos conseguindo reverter a criminalidade violenta em São João del Rei", afirmou.

O índice de criminalidade violenta (ICV), que inclui outros crimes violentos como assalto, estupro, por exemplo, também está em queda nos dois municípios. De 2007 para 2008, o ICV caiu de 2,81 para 1,23 em São João del Rei, o que representa uma queda de 52,31%.
Em Santa Cruz, a queda foi maior, 52,63%, reduzindo de 1,9, em 2007, para 0,83 esse ano.

Para o comandante, há várias explicações para a redução da violência nas duas cidades.
Além do aumento de investimentos do Governo de Minas que ampliou o efetivo, melhorou a frota e investiu na promoção de cursos de qualificação e treinamento da tropa, outra justificativa foi ampliação das operações realizadas pelo batalhão e a integração com outras forças de segurança pública como a Polícia Civil.

"Também estamos contando com o apoio de outros órgãos como a Justiça e o Ministério Público.
Muitos crimes são fruto de problemas sociais que precisam da integração de toda a sociedade", explicou.

A mudança de postura também foi fundamental para explicar a redução da violência.
"Passamos a atuar de outra forma.
Priorizamos a prevenção. Quando agimos na repressão, nossas ações são planejadas e visam atingir objetivos", disse o Tenente-Coronel.