Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Adolescente morre com picada de escorpião em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Odeio fazer matérias que dependam de incomodar familiares em velórios.
Hoje, não escapamos disso.
Moradores do bairro Jardim Esperança ligaram para a TV Alterosa pedindo socorro, porque estavam muito assustados com a quantidade de escorpiões no bairro e com a morte de um adolescente que foi picado dentro de casa.

No Cemitério Municipal, a cena era de desespero total.
A mãe gritava descontrolada pela dor e amparada por parentes e amigos.
Ela não se conformava com a morte do Cristyan Phablo Santos, de 14 anos.
Foi tudo tão rápido que ninguém conseguia entender como algo tão trágico acontece.

O pai também estava arrasado e lutava para controlar a emoção.
O Cosme nos contou que o filho ligou para ele assim que foi picado.
O adolescente calçava o tênis no banheiro, para sair com um primo, quando foi atacado pelo escorpião que estava escondido no fundo do calçado.
Com ajuda de um primo, ele saiu com destino ao HPS, mas não chegou lá.

A 6km do bairro, o estudante começou a passar mal, com falta de ar e taquicardia.
O motorista parou na Regional Leste, que fica bem no meio do caminho.
Segundo a família, o atendimento foi rápido e durante 30 minutos os médicos e enfermeiros fizeram de tudo para salvar o Cristyan.
Mas, não conseguiram.

No bairro, todo mundo está assustado.
Os vizinhos temem outros ataques.
O pedreiro Maurício da Costa já foi picado e conta que por todo lado do bairro jardim Esperança é possível encontrar escorpiões.
"Fui tirar cupim para ir pescar e saíram três escorpiões. Dá muito medo deles invadirem de vez as nossas casas e morrer mais gente." lamentou o morador da região Sudeste de Juiz de Fora.

Uma equipe do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde esteve no bairro avaliando o local onde o garoto foi picado.
Eles encontraram muitos locais onde há suspeita de escorpiões e explicaram que os bairros daquela região foram construídos em cima de pedreiras, abrigos naturais desses insetos./

Como muitos moradores não colaboram e deixam lixo e entulho espalhados pelas ruas e pelos lotes vagos, isso aumenta o problema.
Com tanta comida disponível, o escorpião se reproduz com mais rapidez.
O excesso dos bichinhos perigosos faz com que eles invadam as casas para conseguir abrigo e comida.

A associação de moradores reconhece que é preciso mais cuidado por parte da população, mas critica a prefeitura pela falta de providências.
O José Adriano contou que já fez vários apelos ao Demlurb para fazer capina e limpeza nos bairros da região Sudeste, mas nunca foi atendido.

"A prefeitura colocou um coronel arbitrário na frente do Demlurb e a gente tem até medo de ir reclamar. O bairro está abandonado e nós já cansamos de ser esquecidos. Agora, a solução é apelar para a justiça. A associação vai acionar o Ministério Público e cobrar soluções. Não dá para esperar mais uma morte enquanto a prefeitura ignora a nossa comunidade" desabafou o líder comunitário.

O responsável pelo Departamento de zoonoses orienta que a população de áreas infestadas por escorpiões deve vedar as frestas das janelas e das portas e cobrir os ralos, para evitar a entrada dos insetos.
Eles querem lugares escuros e frescos para se abrigar e acabam se alojando em rodapés, móveis, roupas, calçados e cortinas.
Antes de se vestir ou calçar é melhor conferir com cuidado se não há nenhum inseto por perto.