Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Debate político em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Fui convidada pela direção do SIRCOM, Sistema Regional de Comunicação, para participar do Debate entre os candidatos à prefeitura de Juiz de Fora.
Fui representando os Diários Associados, grupo do qual faz parte a TV Alterosa e o jornal Estado de Minas.
É muito bom ver que os herdeiros do Josino Aragão estão dando novo fôlego ao grupo e mostrando uma visão administrativa ousada na TVE Juiz de Fora.

Do ponto de vista jornalístico, acho que quanto mais concorrência melhor. Isso faz com que profissionais e empresas tenham que estar sempre se reciclando, buscando novas idéias e investindo para melhorar a qualidade e o conteúdo. Isso é saudável e traz vantagens para o público. Por isso, pedi autorização ao Diretor Regional da TV Alterosa para participar e ele concordou. O debate foi uma iniciativa que vai agitar esta última semana antes da votação.
Todos os seis candidatos à prefeitura de Juiz de Fora participaram.

No estúdio, o mediador, Ricardo Wagner ficou numa bancada ao centro.
Do lado esquerdo dele,
estavam Omar Peres (PV),
Rafael Pimenta (PCB)
e Victor Pontes (PSTU).
Do lado direito ficaram
Custódio Mattos (PSDB),
Margarida Salomão (PT)
e Tarcísio Delgado (PMDB).
O debate teve sete blocos.

Chegamos cedo e acompanhamos os últimos preparativos.
A equipe técnica e todos os envolvidos no debate estão de parabéns. Eles souberam aproveitar o espaço e os equipamentos e tornar possível o desafio de reunir todos os candidatos. Colocaram no ar um produto importante, para o eleitor acompanhar mais um pouco das propostas de cada um. Só quem trabalha em TV tem a noção exata do trabalho que dá para organizar um programa como o que foi feito.

Eu fui convidada para participar do quinto bloco, em que jornalistas dos principais grupos de comunicação que atuam em Juiz de Fora fariam perguntas aos candidatos. Enquanto esperava a hora de ir para o estúdio, aproveitei para colocar a conversa em dia com a Jaqueline Lopes, do Jornal Hoje em Dia, e o Ricardo Miranda, do Jornal Tribuna de Minas.
Comentamos os últimos acontecimentos da cidade, falamos da eleição e discutimos as últimas pesquisas anunciadas.

Não dá para ficar sério o tempo todo quando jornalistas se encontram.
As histórias são muitas. Trocamos impressões sobre os candidatos, comentamos as entrevistas que foram feitas durante a campanha, a postura de cada um, o jeito de agir dos principais assessores, e por aí vai. O Robson também estava lá, registrando todos os detalhes para colocar aqui no Notícias Fora do Ar.

O Ricardo estava na maior tranqüilidade, achando que só teria que encaminhar a pergunta ao mediador e esperar a resposta, sossegado lá na sala. Quando contamos que teria que fazer a pergunta no ar, ele ficou sério e achamos que diria algo muito importante. Mas, para nossa surpresa, o que saiu foi “Puxa e eu vim com essa roupa?!”.
Depois dizem que as mulheres é que são vaidosas!

No primeiro bloco, todos os seis falaram porque o eleitor deve votar neles e explicaram o que pretendem fazer para solucionar os principais problemas do município.
No segundo e no terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre eles.
Houve tensão entre dois deles, foi pedido direito de resposta.
Temi que o clima fosse ficar agressivo.
Mas, tudo correu com tranqüilidade.

No quarto bloco, pessoas foram entrevistadas na rua e fizeram perguntas para os candidatos.
Por sorteio, foi definida a ordem das respostas. No intervalo, fomos chamados ao estúdio. Tínhamos acompanhado todo o debate numa sala junto com assessores dos candidatos. Foi a maior mordomia. Tinha biscoitos, café e refrigerante. No estúdio, fomos avisados da ordem sorteada dos repórteres.
Adivinhe quem ficou por último? Eu, claro. Pensei “estou frita, não vai sobrar nada interessante para eu perguntar!” Mas, as perguntas foram bem variadas, abordando diversos temas.

Lembrei da entrevista exclusiva que a TV Alterosa exibiu nessa semana, de um adolescente de 17 anos que falou todo orgulhoso que tinha comprado um revólver calibre 38 para dar tiros e matar muita gente.
Esse depoimento, que teve repercussão estadual, é um exemplo preocupante do aumento da violência entre pessoas com menos de 18 anos, em Juiz de Fora. Basta passar pelos bairros da cidade para notar que é cada vez maior o número de crianças, adolescentes e jovens à toa, reunidos em galeras nas praças, ruas e escadões.

Minha pergunta acabou sobrando para a candidata Margarida Salomão, a última a ser sorteada. Ela teria que responder à minha pergunta e o candidato Rafael Pimenta teria que comentar.
Esperei que respondessem e deixei o estúdio no intervalo, com os outros repórteres. Voltamos para a sala e acompanhamos os dois últimos blocos.
No sexto, foram sorteados temas específicos e quem iria responder. Para encerrar o debate, os candidatos tiveram três minutos cada um, no sétimo bloco.

Esperamos o debate acabar, agradecemos aos diretores da TVE pela oportunidade de representar os Diários Associados num momento tão importante quanto aquele e demos um abraço no nosso amigo Ricardo Wagner. Mais uma vez ele mostrou porque é um dos jornalistas mais respeitados de Juiz de Fora.
Segurança, competência e jogo de cintura são características marcantes do Ricardo.
Hoje, ele mostrou que além de tudo isso, ainda tem muita coragem para enfrentar os desafios.
Parabéns a todos.

Agora é só esperar pela repercussão do debate.

Nenhum comentário: