Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Desfiles de 7 de setembro

Por Michele Pacheco

Gente, quem nunca teve que ficar plantado ao sol escaldante esperando a hora de marchar nas paradas de 7 de setembro? Eu confesso que adorava o clima do dia da Independência. Minha maior frustração foi que no ano em que me convidaram para desfilar com a bandeira do Brasil, à frente do pelotão das bandeiras, a prefeitura de Três Rios-RJ, onde eu morava, suspendeu os desfiles. Fiquei arrasada! Na cidade era tradição levar todas as escolas para as ruas e fazer uma parada grande. Tinha até competição entre os colégios para saber quem tinha a melhor banda, a melhor baliza e por aí vai... Os ensaios começavam em junho ou julho!

Hoje, fomos cobrir na zona norte de Juiz de Fora a comemoração antecipada do dia da Independência do Brasil. Os moradores do bairro Benfica realizam o desfile há 25 anos.
Eles levam os estudantes das escolas da zona norte para a rua e contam com a colaboração de várias entidades. A banda da Polícia Militar abriu o desfile com a competência de sempre. Aliás, os músicos já são conhecidos na cidade e na região. Toda solenidade de porte médio ou grande conta com a presença da banda da PM. Chova ou faça sol, o pessoal se dedica com amor ao que faz e encanta o público.

Os bombeiros também participaram, mostrando à população os caminhões-tanque e outros veículos usados para combate a incêndio.
É muito interessante como o povo fica deslumbrado com a presença do Corpo de Bombeiros.
Os integrantes da corporação mostram o orgulho pela farda que vestem e interagem com simplicidade com todos os que chegam para um cumprimento ou por curiosidade.
As crianças adoram!

O desfile seguiu com a participação de militares do 4o GAC (Grupamento de Artilharia de Campanha). Primeiro passaram os caminhões de transporte de tropa. Depois vieram os veículos de combate com armamento pesado.
Por fim, desfilaram os militares. Sempre em formação impecável. Eles participam de eventos cívicos com disposição. O público acompanhou atento a cada detalhe: o estilo de marcha, os uniformes, as armas...

Neste ano, 3 mil estudantes de 18 escolas da Zona Norte participaram da comemoração antecipada. O organizador lembrou que o Desfile de 7 de Setembro no bairro Benfica é uma tradição e mobiliza a comunidade. Isso foi comprovado pelo número de pessoas na rua. Como a data caiu no domingo, as escolas anteciparam a parada e levaram os alunos para a rua hoje.

Para o pessoal da Zona Norte, até que foi interessante, já que todos vão poder acompanhar o Desfile Cívico no domingo. Ele está marcado para as 8 da manhã, na Avenida Rio Branco, no centro da cidade.É sempre um espetáculo interessante, com muitos veículos militares e centenas de participantes. Por falar em 7 de setembro, estão previstas atividades também em Muriaé. Polícia Militar, Bombeiros, Fanfarras, grupos da terceira idade, escoteiros e estudantes devem desfilar.

Nenhum comentário: