Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Adeus a um herói

Por Assessoria de Comunicação Social - 4ºBBM


No dia 29 de outubro de 2008, morreu em Juiz de Fora por volta das 23:00 horas, com 102 anos de idade, vítima de uma insuficiência respiratória, o Sub Ten BM Agostinho José de Souza. Segundo pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação Organizacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas, o Sub Ten Agostinho era o Bombeiro mais idoso do Estado de Minas Gerais, até a data de seu falecimento. O sepultamento está marcado para as 16:00 horas no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, onde está sendo realizado o velório. O 4º BBM não poderia deixar de prestar todo apoio aos familiares deste exímio militar que por tantos anos prestou excelentes serviços à Corporação.


BREVE Histórico: No dia 11 de agosto de 1930, foi instalado um Pelotão de Bombeiros na cidade de Juiz de Fora com o quartel localizado à Rua Espírito Santo, onde funcionava o almoxarifado da Prefeitura Municipal. O efetivo era composto por 33 Bombeiros Militares. Entre esses bombeiros estava o então Anspeçada Agostinho, jovem de 26 anos, natural da cidade de Carira – Sergipe.
Em sua terra natal, desde menino, cuidava da lavoura. Posteriormente foi trabalhar em fazendas, cuidando de gados. Agostinho considerava esta fase de sua vida muito difícil e comparava as dificuldades na lida com o gado e o trabalho de bombeiro: “Apagar fogo era difícil, mas lidar com o gado também não era fácil não!”

Agostinho José de Souza conseguiu entrar para o Corpo de Bombeiros em fevereiro de 1930, através de um tio militar que pediu ao Comandante para incorporar o sobrinho. A incorporação foi em Belo Horizonte, cidade em que iniciou os treinamentos.
Antes de passar a pronto, veio para Juiz de Fora, onde serviu até a reforma.
Em sua carreira obteve bastante sucesso, reformando com o posto de Sub Tenente.
O bombeiro relatou como eram as condições de trabalho naquela época: “Houve uma ocorrência que um amigo e eu levamos a escada nas costas, porque não tinha viatura.” Apesar da precariedade de materiais, Sr. Agostinho viveu muitos momentos bons na corporação.

Ele se emocionava quando relembrava dos amigos, do trabalho e das diversas homenagens que recebeu, como por exemplo a Medalha do Dever Cumprido em 03 de junho de 1993, durante a solenidade de abertura das comemorações da Semana de Prevenção 2004, realizada em conjunto com a solenidade da UMMG – União dos Militares de Minas Gerais, em 28 de junho de 2004, uma homenagem por ser o Bombeiro mais antigo na área de atuação do 4ºBBM, no aniversário de 10 anos do 4ºBBM, em 30 de março de 2005 e nas datas de seu aniversário, em 02 de julho de 2007.
O Sub Ten também recebeu a Medalha da ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, a maior comenda da Instituição. Sr. Agostinho constituiu uma família de três filhos, quatro netos e um bisneto. Era viúvo e morava com um de seus filhos. Ele considerava a família o bem mais precioso de sua vida e a saúde o maior presente de Deus.


A data de nascimento do Sub Ten QPR Agostinho José de Souza é 28 de agosto de 1906.

A data de falecimento do Sub Ten QPR Agostinho José de Souza é 29 de outubro de 2008.

Nenhum comentário: