Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 24 de maio de 2009

Asteróide pode cair na terra em 2012

Segundo a France Press:
Setembro de 2008

Um asteróide de 500 metros de comprimento e um bilhão de toneladas poderia colidir com a Terra no início do próximo século, causando uma destruição maciça no planeta, declarou um especialista da Nasa (agência espacial americana).
O impacto do asteróide –denominado ‘2004 VD17′– parece ser uma remota possibilidade, da ordem de uma em mil, segundo os cientistas, mas caso ocorra, liberaria 10 mil megatons de energia, ou seja, o equivalente à explosão de todas as armas nucleares existentes no planeta.
O risco potencial representado pelo asteróide foi rapidamente manifestado após a descoberta da grande rocha cósmica, em 27 de novembro de 2004.

As chances de uma colisão com a Terra, em 4 de maio de 2012, foram avaliadas na ocasião como uma possibilidade de uma em 3.000.
Novas observações e cálculos complementares aumentaram o risco a “pouco menos de um por 1.000″, disse David Morrison, da Nasa, especializado em corpos celestes próximos da Terra em um texto difundido por correio eletrônico.

O ‘2004 VD17′ é o asteróide com as maiores chances de entrar em colisão com a Terra, como muitas vezes foi especulado em romances e filmes de ficção científica.
“O risco de um impacto no próximo século é mais elevado que no caso de qualquer outro asteróide conhecido”, disse Morrison, destacando, no entanto, que a possibilidade é muito pequena.

Nenhum comentário: