Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Banda Daki 2008 - Irreverência no carnaval de Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Estou na TV Alterosa há 10 anos e sempre cobri carnaval. Fazer matéria da Banda Daki no sábado de folia virou tradição. O Bloco é um dos maiores de Minas Gerais e neste ano reuniu em torno de 40 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Eu e o Robson estávamos lá, claro. Mas, com uma diferença. Pela primeira vez desde que entrei na emissora estamos de férias no carnaval.

Triste foi agüentar os olhares assustados de quem me via abraçada a uma figura estranha com peruca black power. Só depois de uma olhada atenta é que o pessoal reconhecia o Robson! Fomos nos divertir com a Paula, filha dele, e matar as saudades dos amigos que estavam trabalhando. Aproveitamos para tirar fotos e guardar de recordação.

A turma da TV Panorama estava a postos com a cobertura ao vivo. No alto do carro, estava o cinegrafista Moysés Vale, repondo as energias num dia de sol intenso. O Oswaldo Neiva ficou com a câmera de baixo e estava trabalhando com a Carla Arantes, repórter, e o Ulisses (Chaveirinho), auxiliar. Bem-humorada, a equipe posou para nossa câmera no melhor estilo folião.

Pela TV Alterosa, encontramos o Mário César. Ele é auxiliar de cinegrafista do programa Fatos em Foco e está em todos os eventos que cobrimos. É uma peça rara! Com disposição e competência de sobra, ele parece advinhar o que os repórteres cinematográficos querem. É muito legal trabalhar com o Mário. Como o Robson está sempre tirando fotos dele, algumas vezes em situação cômica, nosso auxiliar tentou fugir da lente, mas sem sucesso. Pelo menos dessa vez saiu bem na foto!

O jornal Tribuna de Minas colocou todo mundo para trabalhar. Os fotógrafos se dividiam em pontos estratégicos para registrar cada detalhe do bloco. O calor estava tão intenso que a gente tinha a sensação de que iria derreter. Imagine o pessoal da fotografia, com coletes e equipamento. Flagramos os fotógrafos Olavo Prazeres e Diogo Kling aproveitando alguns segundos de descanso na sombra antes de retomar a maratona que é seguir a Banda.

Esse tipo de evento é legal para encontrar aquelas pessoas que só vemos durante as reportagens. O Oswaldo Braga Júnior, presidente do MGM, Movimento Gay de Minas, seguiu a tradição de ir à campo distribuir preservativos, dentro da campanha de prevenção à Aids.
Encontramos também um amigo querido, o Luiz Carlos Lyra. Ele foi nosso companheiro na TV Alterosa e hoje está na TV Panorama. Foi bom para colocar a conversa em dia.

A Banda Daki surgiu com um grupo de amigos que se vestia de mulher e ia para as ruas. A idéia pegou, o bloco cresceu e apareceu. Hoje, atrai participantes de todo o estado. O José Carlos Passos, o Zé Kodak, é o General da Banda Daki e comanda a festa desde o início. É uma figura que admiramos muito. Determinado, ele já enfrentou muitas dificuldades, mas nunca desistiu de lutar para manter vivo o bloco.

Se o Zé é a alma da Banda, a irreverência é o combustível que move milhares de foliões por quase oito horas desde a concentração até a dispersão. Adultos e crianças se divertem com as figuras engraçadas. Tem persongens da TV, homens vestidos de mulher e fantasias criativas. O evento é democrático. Foliões de todas as idades, sexo e condição financeira se unem para curtir o carnaval. O Rei Momo e a Rainha participam da festa. Até Isabellita dos Patins veio do Rio de Janeiro para desfilar.

A Banda faz parte do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora. Título merecido! Parabéns mais uma vez ao Zé Kodak.

E quem está sempre prestigiando o bloco é o pessoal do Free Folia. A equipe trabalha com vontade para registrar os melhores momentos do carnaval de Juiz de Fora.
Quem quiser conferir fotos de todos os eventos deste ano, é só acessar o site
www.freefolia.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei se vc viu, afinal vc's estão de férias, mas não perdoei, coloquei sua imagem na matéria. Ficou "lindo" com essa peruquinha!!! Boas Férias...