Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Missa de São Cristóvão pelas vítimas do trânsito

Por Michele Pacheco

Dentro das celebrações do Dia de São Cristóvão, comemorado nesta sexta-feira, dia 25 de julho, foi realizada uma missa hoje na Igreja que leva o nome do santo e fica no bairro Centenário, zona leste de Juiz de Fora.
Logo que chegamos, notamos que o tapete vermelho que leva ao altar estava coberto com cartazes simbolizando os dez mandamentos do trânsito seguro.
Apesar de recomendações diferentes, eles tinham a mesma mensagem implícita: todos somos responsáveis por reduzir o índice de acidentes!

São Cristóvão é considerado o protetor dos viajantes e dos motoristas.
Segundo a Igreja Católica, Réprobo nasceu na Palestina e foi um guerreiro forte e vitorioso. Cansado de servir aos reis, ele entrou para uma instituição de caridade e passou a ajudar os viajantes. Como era um homem muito alto, ficava dia e noite às margens de um rio onde já havia morrido muita gente. O objetivo era ajudar na travessia das caravanas, levando os peregrinos nos ombros de uma margem à outra. Um dia, quando foi transportar um menino, Jesus se revelou e disse que Réprobo passaria a se chamar Cristóvão, que significa carregador de Cristo.

Os católicos contam que Cristóvão sempre buscou servir ao rei mais poderoso e, ao descobrir quem era esse Rei, passou a peregrinar e pregar o Catolicismo.
Enquanto ensinava a palavra de Cristo, despertou a ira dos poderosos.
Ele foi perseguido, flagelado, golpeado com flechas, jogado no fogo e decapitado a mando do Imperador Décio.
A fé no protetor dos viajantes se espalhou pelo mundo.
Com tantos acidentes e tanta violência no trânsito, o número de devotos cresce a cada dia no Brasil.

De janeiro deste ano até o último dia 20, foram 1634 vítimas do trânsito em Juiz de Fora.
Treze pessoas morreram.
No mesmo período do ano passado, foram 2838 feridos e 30 mortos.
Apesar da redução, a dor de quem perdeu alguém querido não passa.

É o caso da Sueli Pinheiro.
Em 91, o irmão dela passava pela BR 040, na zona norte de Juiz de Fora, quando um motorista invadiu a contra-mão e bateu de frente no carro dele. Os dois motoristas morreram.
A Sueli conta que o homem que causou a tragédia passou mal, segundo apurações dos policiais.
O irmão dela era policial rodoviário federal e estava a caminho do trabalho.
Ela sabe que não foi um caso de imprudência, mas diz que a dor ainda é intensa.

"Sei que o motorista não matou meu irmão numa manobra proibida, por estar embriagado ou por estar em alta velocidade. Ele passou mal e causou a tragédia.
Mesmo assim, ainda hoje é difícil de aceitar.
Dói muito! A gente nunca esquece." revelou ela, emocionada ao lembrar da história. Sueli foi à missa pedir proteção para ela e toda a família e para rezar pelas vítimas do trânsito.

Nenhum comentário: