Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Eleições 2008 Confusão em Barroso II

Por Robson Rocha

Foi muito legal gravar em Barroso a matéria sobre as eleições na cidade.
Eu não estava muito bem, uma virose estava me provocando um problema intestinal.
Como tínhamos chegado um pouco antes do horário, parei o carro na praça, deitei o banco e me estiquei pra ver se melhorava o mal-estar.
Mas, nem bem me recostei e um senhor chegou à janela do carro e disparou que tinha uma denúncia contra a exposição agropecuária da cidade.

Ele disse que ia avisar ao amigo que tinha todos os documentos. Ele falava e eu só conseguia pensar em um banheiro.
Ele chamou o amigo, que mostrou alguns papéis para a Michele e eu, pensando em outro tipo de papel.
Mesmo assim, guardamos o material para ser avaliado na TV.
Nisso, o assessor do prefeito Arnaud Baldonero Napoleão, muito simpático, aguardou que eu montasse o equipamento e a Michele acabasse de conversar com o denunciante.

O prefeito nos recebeu em sua sala e eu corri para resolver meu problema.
Voltei e gravamos a entrevista.
Em momento algum, Baldonero deixou de responder às perguntas da Michele e foi muito simpático.
Ele colocou o que achava que havia acontecido e defendeu sua permanência no cargo.

Dali, saímos para ir até a casa da candidata que teve mais votos, Eika Oka de Melo.
Algumas pessoas não entendem que o espaço é igual para todos.
Ouvimos pessoas dizendo que a gente não tinha que gravar com o Baldonero e outras dizendo que a gente não tinha que gravar com a Eika.
Mas, tudo bem, faz parte.

Quando estava guardando a câmera no case, um senhor veio dizer que tinha que gravar com a Eika, pois ela tinha sido roubada e outro parou defendendo o prefeito.
O tom dos dois começou a subir. Para eles não começarem a discutir, disse aos dois que não gosto de política e muito menos de discutir sobre isso.

Fomos até a casa da candidata e o senhor que estava na praça não demorou a chegar.
Muito simpática, Eika nos recebeu e, da mesma forma que o prefeito, respondeu a todas as perguntas da Michele e explicou na entrevista que ela estava liberada para fazer a campanha.

Ela até nos contou curiosidades do período eleitoral na cidade.
Depois fomos almoçar.
Já era meio-dia e parecia que eu estava com um buraco no estômago.
Pois, devido à virose, eu não tinha conseguido comer nada até àquela hora.
No restaurante, o cheiro era maravilhoso e a comida com uma aparência ótima. Mas, eu não podia pegar pesado e comi salada com bife de frango.
Da próxima vez que voltar a Barroso, vou direto à feijoada, pra descontar.

Mas, no inicio da tarde tínhamos que gravar com a juíza eleitoral da cidade.
A justiça funciona no mesmo prédio da prefeitura e nos perdemos pra achar a sala da juíza.
A galera do térreo foi que nos ajudou. Subimos ao terceiro andar e pediram para aguardarmos um pouco.
Dali a pouco, chegou uma jovem bonita e nos pediu pra aguardar um pouquinho. Custou para que a nossa ficha caísse que era a juíza Valéria Possa Dornellas.
Simpaticíssima ela nos recebeu e gravou entrevista. Tão jovem e tão competente!

A hora de gravar entrevistas foi tranqüila, gravamos a passagem, a parte que o repórter aparece na matéria e aí sugeri de gravar as cabeças do jornal na praça, que por sinal é uma das praças mais bonitas que eu conheço.
Mas aí, um grupo começou a defender seu ponto de vista e tivemos que gravar várias vezes a mesma coisa, pois eles diziam que a culpa é do fulano e o som vazava no microfone. Depois de várias tentativas, conseguimos gravar algumas.

A gente entende que as pessoas estavam curiosas, tanto que a rua ficou cheia e as janelas da prefeitura também. Mas, algumas pessoas não entendem que não vamos tomar partido, não é essa a nossa função.
A expectativa é de que o resultado do julgamento da Eika no TSE saia até o dia 18 de dezembro. E, independente de quem fique na prefeitura, espero que a gente volte pra fazer a matéria e ter tempo pra tomar uma cerveja e comer uma feijoada.

Nenhum comentário: