Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Operação Fronteira e trabalho dobrado para a Polícia Militar

Por Michele Pacheco

A Operação Fronteira começou na semana passada e continua sendo feita todos os dias nos principais acessos a Juiz de Fora.
A Polícia Militar também reforçou a segurança nas cidades mais próximas da divisa com o estado do Rio.
Dos 86 municípios sob a responsabilidade da 4a Região de Polícia Militar, 13 ficam em áreas fronteiriças.
Os que mais preocupam são Além Paraíba e Rio Preto (ambos separados apenas por uma ponte de cidades do Rio de Janeiro) e Juiz de Fora (a maior cidade perto da divisa).

O comandante da 4a RPM, Coronel Anselmo Fernandes, explicou que a situação é tranquila, mas que as atenções foram dobradas nessas áreas de risco.
O objetivo é impedir uma migração criminosa com o fechamento do cerco ao Morro do Alemão, no Rio.
A proximidade com a capital fluminense torna Juiz de Fora bastante atraente para os traficantes em fuga.
Com um relevo acidentado e cerca de 600 mil habitantes, o maior município da Zona da Mata Mineira oferece bons esconderijos.

O coronel não acredita que eles se arrisquem fugindo para cá,
porque sabem que a polícia mineira é rigorosa e têm consciência de que aqui não vão encontrar o que mais precisam: território e apoio da comunidade.
Mesmo com a tranquilidade demonstrada pela polícia, a população está assustada.
Só nesse fim de semana, a PM recebeu pelo 181, o Disque Denúncia Unificado, 19 comunicados de pessoas em atitudes suspeitas.

Uma das denúncias foi de que um churrasco estava sendo realizado no domingo à tarde no bairro São Benedito, zona leste da cidade.
A festa seria patrocinada por traficantes de Juiz de Fora para comemorar a chegada com sucesso de "amigos" foragidos do Rio de Janeiro.
Outra informação foi sobre um homem que estaria internado no Hospital João Penido com dois tiros na cabeça e que teria contado ter sido baleado em Buzios por um marido ciumento.

O coronel explicou que todas as 19 denúncias foram apuradas imediatamente após a informação chegar à PM e que nada foi confirmado.
Mesmo assim, ele pede que a população continue atenta e informando qualquer alteração no local onde mora.
Ainda que as suspeitas não se confirmem, a PM vai apurar e reforçar a atenção.
Os policiais que servem nos destacamentos próximos à divisa foram informados de que podem tirar as folgas sem problemas, desde que não deixem as cidades onde servem.
Já os oficiais estão de sobreaviso e podem ter as folgas suspensas caso ocorra algum incidente.

Nenhum comentário: