Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Prefeito de Juiz de Fora é o único que continua preso

Por Michele Pacheco

Ainda não foi dessa vez que o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, conseguiu voltar para casa. Ele foi preso na última quarta-feira, durante a Operação Pasárgada, da Polícia Federal, por suspeita de fraude no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. O advogado dele, Marcelo Leonardo, entrou com um pedido de habeas corpus, que não foi aceito pelo desembargador Sérgio Rezende, da 3a Câmara Criminal do TJMG, Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O pedido foi apresentado hoje pela manhã e negado no fim da tarde. Bejani é o único dos 50 detidos pela Polícia Federal na operação que permanece preso. Apesar da decisão da corte especial do TRF1, Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que revogou a prisão temporária dos suspeitos, o prefeito de Juiz de Fora não pôde deixar a penitenciária Nélson Hungria, em Contagem, por ter sido autuado por porte ilegal de arma. Os policiais encontraram na casa dele 5 armas, entre elas, uma pistola 9mm, de uso exclusivo das Forças Armadas. Segundo o TJMG, o desembargador negou a liminar porque considerou o pedido mal instruído, ou seja, não encontrou na argumentação do advogado motivos para conceder a liberdade provisória.

Enquanto o impasse segue na justiça, em Juiz de Fora aumentam as manifestações contra a volta do prefeito. Hoje, no fim da tarde e debaixo de chuva, cerca de 50 manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal. Com faixas e adesivos de "Fora Bejani", eles protestaram e cobraram dos vereadores ações para evitar que o prefeito reassuma o cargo depois que for solto. Legalmente, nada impede Bejani de voltar à chefia do Executivo. Mas, o Comitê Vergonha na Cara, criado por cerca de 20 entidades da cidade quer que a Câmara crie mecanismos para evitar esse retorno.

Além dos protestos do último sábado e de hoje, o Comitê já marcou outra manifestação para esta terça-feira, em frente à Câmara, às 16h. O motivo é fazer pressão antes da reunião do Legislativo para votar a CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, que vai apurar as denúncias contra Bejani.

Nenhum comentário: