Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Cobertura inesquecível

Por Michele Pacheco

Todo jornalista tem lembranças do trabalho mais marcante que já fez. Um dos meus preferidos foi a cobertura das trombas d´água no Sul de Minas no início de 2000. Uma seqüência de tempestades violentas deixou inúmeras cidades inundadas.


Na época, eu e o Robson trabalhávamos na sucursal da TV Alterosa em Juiz de Fora (a sucursal virou emissora dois meses depois). Lembro que passamos o dia em São Brás do Suaçuí, perto de Congonhas, fazendo uma reportagem produzida para o Alterosa Esporte com o Lincoln, que jogava no Atlético Mineiro. Depois de um dia numa fazenda, sob um sol de rachar, chegamos em Juiz de Fora no fim da tarde, doidos por um banho e descanso. No meio do caminho, veio a ligação de Belo Horizonte. Era a Cristine Cruz, produtora do interior (hoje na Record Minas), avisando que uma tempestade tinha inundado Aiuruoca e que a equipe tinha que seguir para lá o mais rápido possível. Fomos direto.
Chegamos na cidade por volta de sete da noite. O carro teve que ser abandonado na entrada da cidade, pois as ruas estavam alagadas. O centro fica no alto e o córrego passa por várias ruas mais baixas. Resultado, atravessamos a inundação, rodamos todo o centro à pé, fomos às casas e empresas alagadas, ouvimos moradores. Fomos para o hotel por volta de meia-noite.
Às cinco da manhã, estávamos partindo para Caxambu. Aproveitamos que a cidade é colada em Aiuruoca para pegar o rescaldo dos estragos, aliviando o serviço da equipe de Varginha. Ficamos sabendo que São Lourenço estava isolada e que a equipe do Sul não tinha conseguido entrar. Já que estávamos perto, resolvemos tentar.

Na entrada de São Lourenço, a ponte estava interditada, com risco de desabamento. Achamos que nosso esforço tinha ido por água abaixo, mas vimos um barco e pedimos carona. Em dez minutos, gravamos a parte alagada mais próxima e os moradores nos telhados das casas. O único susto foi quando um monte de galhos agarrou na hélice do barco e nós ficamos à deriva na correnteza forte, correndo o risco de bater numa casa no meio do caminho ou na rede de alta tensão que ficou próxima da água. Imaginem o desespero do Robson, que não sabe nadar e tem 1,90m, espremido no fundo do barco pequeno para não esbarrar nos fios. Tudo deu certo e voltamos para a estrada.
Tínhamos que estar em Juiz de Fora até as dez da manhã para gerar o material para Belo Horizonte pela Embratel. Foi um sufoco só, mas valeu a pena. Furamos todas as outras emissoras com as imagens inéditas. Naquele dia, fomos a única equipe de jornalismo a conseguir imagens de dentro de São Lourenço. Missão cumprida, só queríamos descansar. Mas, São Pedro tinha outros planos e mandou mais trombas d'água para o Sul. Resultado, fomos deslocados sem previsão para voltar para casa. Mas, isso é outra história...