Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tupi com reforço da torcida

Por Michele Pacheco

O Tupi se classificou com antecipação para a semifinal do Campeonato Mineiro. Teoricamente, o jogo contra o Cruzeiro no próximo domingo seria apenas para cumprir tabela. Mas, na prática tem muito em jogo. O galo carijó assume a liderança se vencer a partida. Com isso, enfrenta nas finais o quarto colocado do grupo. Se as previsões se confirmarem, o Atlético Mineiro deve conquistar a terceira colocação. O que significa que Atlético e Cruzeiro se enfrentariam, deixando apenas um time grande na final e garantindo a participação de uma equipe do interior na decisão.

Nem preciso dizer que o Tupi está trabalhando duro para conseguir essa vitória. Apesar da boa fase, os jogadores mostram seriedade nos treinos. Nada de excesso de otimismo. A equipe está treinando de manhã e de tarde durante toda essa semana. O técnico João Carlos está de olho no desempenho dos atletas para escolher os substitutos dos dois desfalques que terá domingo: o atacante Ademilson tomou o terceiro cartão amarelo contra o Villa Nova e o zagueiro Sílvio foi expulso no mesmo jogo.

Hoje, durante o primeiro coletivo da semana, os atletas dividiram as atenções dos jornalistas com autoridades de Juiz de Fora. O treino foi no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e coincidiu com a visita de uma comissão da prefeitura para avaliar as medidas tomadas para adequar o estádio às exigências da Federação Mineira de Futebol e dos Bombeiros.
As arquibancadas ganharam corrimão em vários trechos e alambrados em pontos estratégicos.
Um hidrante foi instalado no gramado e a parte elétrica foi toda reformada.

A polêmica começou quando o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, e o presidente do Tupi, Áureo Fortuna, foram informados de que, mesmo com as reformas, só estava autorizada a venda de 12 mil ingressos. Revoltado, o prefeito reclamou de um esquema político para prejudicar o time da cidade e insinuou que pessoas ligadas ao Cruzeiro estavam fazendo de tudo para levar as partidas da final para Belo Horizonte, afastando o galo carijó da torcida. Segundo funcionários da prefeitura, o estádio foi projetado com capacidade para 60 mil pessoas. Por motivos de segurança, a lotação foi baixada para 40 mil pessoas. A expectativa era de que a Federação e os Bombeiros liberassem o Mário Helênio para 35 mil torcedores nos últimos jogos da competição.

Depois de muitas ligações telefônicas, o grupo se mostrou mais otimista. Um reunião a portas fechadas foi o último lance da partida de hoje. O Tupi venceu o jogo! Com resultado apertado.
Em vez de 12 mil, vão ser postos à venda 19 mil ingressos. A prefeitura se comprometeu com o comandante do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora em atender a todas as exigências de segurança. Agora, cabe ao torcedor marcar presença e dar a força que o time merece para conquistar a vitória tão sonhada. O sucesso do galo carijó no Campeonato Mineiro 2008 tem rendido ao time um número cada vez maior de torcedores.

Como o Robson contou (texto Tupi 30 x Flamengo 1), a venda de camisas oficiais aumentou muito. Além da loja que vende o uniforme estar recebendo encomendas diárias, o assessor de imprensa do Tupi, Renato Costa, tem recebido um média de 10 e-mails por dia de todo o Brasil encomendando camisas e pedindo informações. Os interessados, podem fazer encomendas pelos telefones:

(32) 3218-1645, direto na loja, ou (32) 8841-9280, para falar com o Renato.

Fuzileiros navais marcham para Brasília

Por Michele Pacheco

O CFN, Corpo de Fuzileiros Navais, está completando 200 anos. Ele teve origem na Brigada Real da Marinha, criada em Portugal por
D. Maria I, em 1797.

Foi essa Brigada que garantiu a segurança da Família Real e da Corte Portuguesa na vinda para o Brasil, em 1808. Depois que D. João VI voltou para a Europa, um batalhão da Brigada Real permaneceu no Rio de Janeiro, dando início à tradição dos soldados-marinheiros no país. Hoje, existem em torno de 15 mil fuzileiros no país.

Para comemorar o bicentenário, um grupo deixou o Rio de Janeiro no último sábado e marcha em direção a Brasília. A expectativa de chegada na capital federal é no dia 19 de abril. Esse mesmo trajeto foi percorrido a pé pelos fuzileiros em 1960. Eles saíram do Rio e participaram do desfile militar na inauguração de Brasília. Desta vez, 220 militares participam. 166 deles são da equipe de apoio, providenciando alimentação, atendimento médico e acomodações pelo caminho.

Cobrimos a passagem da marcha por Juiz de Fora. Enquanto o Robson fazia imagens, aproveitei para garantir fotos para o nosso blog. O problema é que eu como fotógrafa sou uma ótima repórter! Ou seja, penei para conseguir um ângulo legal sem prejudicar o Robson e os fuzileiros que estavam registrando tudo para o CFN. O grupo usava um uniforme escuro, que virou camuflagem no asfalto no fim de tarde. Resultado, só consegui salvar as que foram tiradas mais de perto.

Estava toda empolgada, achando que tinha conseguido uma foto boa, mostrando o grupo, o Robson e os fuzileiros de apoio. Mas, quando fui rever, notei que tinha algo mais claro se destacando no todo escuro. Puxei o zoom e descobri o que era. Não sabia se ria ou chorava! Como toda esposa chata, já pedi a ele que tome cuidado com algumas camisas mais curtas, que sobem quando se abaixa para fazer imagens. E foi o que aconteceu! Empolgado, ele pôs a câmera para um lado, virou para o outro, abaixou e...mostrou o cofrinho! Só que no entardecer, com tudo mais escuro na foto, a marquinha da sunga branca virou um holofote na imagem.
Para quem vive se gabando de registrar todos os cofrinhos por onde anda, dessa vez ele deu mole!
Mas, para preservar o orgulho ferido do meu querido maridinho, a foto foi devidamente censurada.

Voltando ao que interessa. O grupo mantém o ritmo da caminhada. Os militares estão percorrendo em média 55km por dia, levando um fuzil que pesa 4kg e um bornal de 2kg. Claro que esse peso é quando saem de madrugada para começar a marcha. Porque, no fim de cada trajeto, o equipamento deve pesar o dobro! Apesar do cansaço, é legal ver a determinação no rosto de cada fuzileiro. Eles superam as dores, o calor e as bolhas com a disposiçao de quem sabe que está entrando para a história. Alguns driblam a vontade de descansar conversando, rindo ou mesmo lendo um livro.

Eles dormem hoje em Barbacena e amanhã seguem viagem.
Além da marcha, os fuzileiros têm feito uma série de apresentações e trabalhos sociais nas cidades por onde passam.
Em Juiz de Fora, eles trabalharam numa escola pública junto aos alunos.

Além disso, hoje a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentou no Cine Teatro Central.
Pena que estávamos trabalhando e não deu para ir.