Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Avião cai em Juiz de Fora - A última foto

Por Robson Rocha

A Aeronáutica está levantando as possíveis causas do acidente com o monomotor.
Mas geralmente, surgem várias histórias. No dia chegamos ao local pouco mais de meia-hora após o fato e já havia uma história circulando. O avião tinha batido em uma rede de alta tensão, sumido atrás de um morro e depois algumas pessoas viram a explosão.
Essa era a versão única e que então foi assumida ou aceita por todos, bombeiros, policiais e por nós da imprensa.
Porém, no final da gravação, encontramos com técnicos da Cemig, conversamos e eles disseram não ter encontrado nenhum problema na rede elétrica da região. E o abastecimento de energia na região estava normal.


No dia seguinte vimos que a história do avião ter sumido atrás de um morro antes da explosão, não encaixava com o local que as pessoas estavam.
De uma posição, não daria para ver a linha de transmissão e do outro ponto daria pra ver tudo, pois não havia morro entre o local do acidente e a possível testemunha.
Com toda a dificuldade de conseguir informações oficiais, sem querer, conseguimos registros do piloto pouco antes do acidente.
A Cristine, que já foi nossa produtora na Alterosa e agora está na Record, nos ligou no final da tarde de domingo, pois precisava de um jornalista free-lancer da cidade. Passamos o nome do editor-geral da Tribuna de Minas. Ele nos disse que um fotografo da cidade tinha voado com o piloto poucas horas antes do acidente.
Era o repórter fotográfico Aelson Amaral, ligamos e ele nos disse que contratou os serviços do piloto Ricardo Rissardi para tirar algumas fotos aéreas de empresas da cidade e nos mandou esse e-mail:

“Eu o contratei o Ricardo para fotos aéreas no entorno da cidade, um terreno perto da Belgo e um ao lado da U&M. Este vôo foi das 14.10 h até as 15 h de ontem dia 15/12/07, ai a penúltima imagem do instrutor deste acidente quando da aterrissagem deste vôo no aeroporto de Juiz de Fora - MG.

Meu vôo com ele foi num Cessna 172, muito tranqüilo, pois o tempo tava muito bom.O piloto fez tudo dentro de normas técnicas e me passou muita segurança.
As condições da aeronave 172 estavam dentro dos parametros de manutenção do ACJF..

fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Aelson F. Amaral Mtb 18907 Arfoc Brasil 00486



Esse e-mail do Aelson e outros e-mails que recebemos de pessoas que afirmaram que o Ricardo Rissardi era um excelente piloto.


O Aelson nos cedeu essas duas fotos.






O corpo de Gildânio Freire Rocha está liberado no IML para que a polícia federal resolva os tramites legais.