Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 14 de março de 2008

Chuva e frente fria - vigília em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

É muito estranho! A gente acompanha os casos, fica na expectativa de novidades, passa pelo local para ver se algo mudou, pensa em quem está vivendo o drama... Estava conversando com o Robson sobre isso hoje. O desmoronamento de um muro no bairro Santa Tereza, em Juiz de Fora, parecia apenas mais um estrago das chuvas fortes que vieram com a última frente fria. Só que acabou se revelando uma tragédia iminente.

Cerca de 20 casas estão interditadas e podem desabar a qualquer momento. A Defesa Civil faz o que pode, tirou as famílias do local, a prefeitura está pagando hotel para todo mundo, geólogos de São Paulo vieram avaliar o caso em busca de soluções... Mas, para os moradores a espera é dolorosa. Tem gente que mora naquelas casas há quase 40 anos e nunca imaginou que um dia fosse ver o lar doce lar todo rachado e ameaçando cair. São construções boas, com alicerce e estrutura bem feita. Nada disso adiantou diante da força da natureza.

O barranco está "empurrando" as moradias. A cada dia, mais casas ficam na linha de risco. Hoje, voltamos ao local para saber como está a situação, já que não pára de chover há dois dias em Juiz de Fora. Vimos famílias assustadas, recolhendo às pressas o que dava para salvar. Conversamos com o Seu Natal Vieira, um ferroviário aposentado que gastou cada centavo que juntou na vida construindo a casa confortável para a mulher e os filhos. Desde a última sexta-feira, ele era visto na varanda da residência, olhando triste para o desespero dos vizinhos que corriam de um lado para o outro salvando móveis e eletro-domésticos. Ele não imaginava que se tornaria mais uma vítima.

A encosta está cedendo e o barranco nos fundos de uma construção apresenta uma área grande de deslizamento. Como jornalistas, a gente está sempre em busca da notícia. Chega, pergunta ao pessoal da Defesa Civil se a situação piorou, procura um ângulo que ninguém tenha descoberto, pensa numa passagem diferente para a matéria, busca sonoras interessantes que tragam novidades. Mas, de repente a gente pára e olha em volta. É uma sensação muito estranha. É como ser espectador de um filme. O fato acontece bem diante dos nossos olhos e, ao mesmo tempo, longe da nossa vida. Hoje, vendo o olhar triste e melancólico do Seu Natal, quase pude enxergar as memórias que iam passando pela cabeça dele. Os momentos de alegria, os encontros familiares, cada tijolo e saco de cimento que foi colocado na casa, cada melhoria feita, o sonho realizado. E tudo isso, ameaçado por um barranco.

Aos poucos, o jornalista dá lugar ao ser humano. A cadela de olhar perdido, que não sabe para onde ir depois que o dono saiu apressado para um hotel e não pôde levá-la com ele, deixa de ser apenas um detalhe na reportagem. Sempre que lembrarmos dessa cobertura, a imagem do bichinho apavorado virá à memória. A gente se coloca no lugar dos moradores e isso dói. Não consigo me imaginar saindo correndo do apartamento que comprei com tanto sacrifício com apoio dos meus pais e que o Robson decorou com tanto carinho e trabalho duro. Mulher é um bicho esquisito, se apega a cada coisinha! Cada objeto é parte da família, todo enfeite tem uma história... que acaba sendo abreviada por um fato inesperado.

Numa hora de desespero, a gente não tem poder para acabar com o sofrimento alheio, mas pode ajudar. Usar um tratamento educado; esperar até que as pessoas terminem de fazer o que é urgente e possam gravar entrevista; respeitar o desejo de alguns de ficar quieto no canto sem falar nada; evitar atrapalhar no meio da correria; dizer um "boa sorte" ou "muito obrigada". Tenho fé na equipe que está acompanhando o caso e torço para que, muito em breve, a gente possa voltar lá e ver tudo resolvido. Que possa tomar um cafezinho nas xícaras de porcelana que a mulher do Seu Natal guarda com carinho. Que nesse dia, a ameaça de desmoronamento seja apenas mais uma história para contar.