O prefeito Alberto Bejani foi preso na última quinta-

O escândalo do pagamento de propina para liberar aumento de preço de passagem ganhou as páginas de todos os jornais do Brasil. O propinoduto, como está sendo chamado o caso pela imprensa, vinha sendo apurado pela Polícia Federal desde a primeira prisão do prefeito, em abril deste ano.
Como foi feriado na sexta-feira, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, hoje foi o primeiro dia útil depois da prisão.

Encontramos tudo normal por lá.
A renúncia do Bejani foi entregue à Câmara Municipal pela manhã e o vice, José Eduardo Araújo, convocou uma coletiva para falar das mudanças na prefeitura.
Nos reunimos ao restante da imprensa para esperar a entrevista.
Como ele estava atrasado, depois de dar entrevista em rádios da cidade, aproveitamos o tempo para contar histórias dos bastidores do jornalismo.

Entre os colegas presentes estavam os nossos "sócios" no Notícias Fora do Ar, Carlos Mendonça, do Jornal O Tempo, e João Schubert, do Jornal Panorama.
Para variar, eles colaboraram com mais fotos!
Só faltou o Luiz Carlos Duarte, do Jornal Panorama, outro "sócio".

Claro que encontraram tempo para fotografar meu marido querido, enquanto ele tagarelava.

É divertido ver o pessoal empolgado na divulgação dos bastidores das coberturas jornalísticas.
Cada uma dessas fotos é um pouquinho da nossa história e, no futuro, vai nos trazer boas recordações.
Voltando ao caso da prefeitura, o vice-prefeito assumiu a chefia do Executivo e pôs as cartas na mesa durante a coletiva.

Disse que conhece o quadro de funcionários e confia na capacidade de todos. Alguns secretários vão ser mantidos.
Regina Mancini, Secretária de Educação, se destacou com projetos educativos e de incentivo à leitura, como o Fest Ler, e vai fazer parte da nova administração.
Francisco de Mello Reis, ex-prefeito e responsável pelo Museu Mariano Procópio também fica. Sérgio Rocha, Sub-secretário de Defesa Civil, foi destaque no governo do prefeito Tarcísio Delgado, teve o esforço reconhecido pelo Bejani e agora pelo José Eduardo e continua à frente do órgão.
Quanto ao prejuízo que o município pode ter com todo esse escândalo,

Já o Restaurante Popular deve ter a implantação revista.
Para o Ginásio Poliesportivo, José Eduardo tem uma proposta de parceria entre o município e a Universidade Federal de Juiz de Fora.
Perguntado sobre auditorias na prefeitura, ele respondeu que isso

Sobre as denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito do ex-prefeito, Alberto Bejani, José Eduardo foi incisivo. "Assim que formar minha equipe de trabalho, vou me reunir com todos e explicar que não vou aceitar corrupção. Não basta punir os corruptos, é preciso pegar os corruptores. Se alguém do meu governo aceitar propina, não vai ser preciso investigação da Polícia Federal, pois eu mesmo vou fazer a denúncia. Quero transparência na administração" foi categórico o atual prefeito.
Para todos nós da imprensa, que acompanhamos

Pelas ruas, o assunto é o mais comentado. Todo mundo está revoltado com o que tem ouvido sobre o pagamento de propinas por parte de várias empresas. Conversamos com algumas pessoas e elas estão com muitas expectativas em relação ao novo governo.

Já o presidente da OAB em Juiz de Fora, Wagner Parrot, defende leis mais rigorosas, que evitariam um desgaste tão grande para a cidade. Ele disse ainda que o ex-prefeito renunciou para não ser cassado. Afinal, a cassação o tornaria inelegível pelos próximos anos, enquanto a renúncia não o impede de disputar as eleições.
Para o presidente da CPI da Câmara Municipal que investiga as denúncias de enriquecimento ilícito de Alberto Bejani, os fatos comprovam o valor do trabalho dos vereadores. "Cansamos de ouvir piadinhas sobre a CPI terminar em pizza. As pessoas nos paravam para perguntar se a mussarela já tinha chegado e para quem iria o primeiro pedaço da pizza. Mas, os fatos falam por si. Nosso trabalho foi sério, levantou muitas denúncias graves e teve o resultado esperado. Se o Bejani não renunciasse, nós pediríamos a cassação. Agora, vamos encaminhar o relátorio ao Ministério Público para tomar as devidas providências. Com a renúncia, a CPI deixa de ser necessária, já que apura a parte política. Passamos a bola para a justiça".
O ex-prefeito Alberto Bejani continua na Penitenciária Nélson Hungria, em Contagem. O advogado dele,

A posse oficial do José Eduardo Araújo foi hoje, às cinco da tarde na Câmara Municipal. Agora, é torcer para que todos os fatos sejam esclarecidos, os culpados punidos e a justiça feita. A população de Juiz de Fora merece notícias mais alegres do que as que tem recebido ultimamente.