Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Nossa última pauta de hoje permitiu que matássemos a saudade de uma pessoa que admiramos muito.
Há um bom tempo, acompanhamos o trabalho da Wanya Xavier na luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora.
Ela está sempre engajada em algum projeto para combater a violência e melhorar a qualidade de vida da população com menos de 18 anos.

A Wanya foi uma das coordenadoras do encontro que debateu temas importantes com representantes de organizações governamentais e não governamentais, segmentos da sociedade organizada, movimentos sociais e instituições que pertencem ao sistema de garantia dos direitos da infância e da adolescência.
O encontro foi hoje à tarde, num salão da Cúria Metropolitana.

Criado em 1991, o Fórum é um espaço aberto a todos, que oferece condições de formação, informação, reflexão, análise e avaliação de questões importantes, ligadas à preservação dos direitos humanos.
Além da Wanya, encontramos por lá pessoas que não cedem às dificuldades e lutam a cada dia por mais condições de trabalho e estrutura para combater as ameaças e as violações das leis que protegem crianças e adolescentes.
Conselheiros tutelares que sempre nos ajudam e orientam em ocorrências policiais estavam lá.

O encontro começou às 13h e seguiu pela tarde toda.
Entre os temas de debate estavam:
- Organização do Fórum – estrutura administrativa e financeira, regimento interno, filiação e infraestrutura
- Conselho de Direitos e Conselho Tutelar – mudança das leis, fundo e processo de escolha
- Medidas Socioeducativas – acompanhamento sócio-jurídico, papel dos órgãos públicos e privados
- Medidas de proteção – maus-tratos, exploração sexual e trabalho infantil, acolhimento institucional, violência e outras

O Fórum busca ligar a sociedade e o poder público.
Com isso, fica mais fácil garantir os Direitos da Criança e do Adolescente: vida, saúde, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização e proteção no trabalho.
Com tantas denúncias de abusos e pedofilia que temos visto na mídia nos últimos tempos, as discussões sobre a aplicação eficiente do Estatuto da Criança e do Adolescente nunca foram tão necessárias.

As reuniões do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente estão marcadas até o fim do ano.
Quem estiver interessado, pode buscar mais informações pelo fórum.dedica.jf@nextwave.com.br e nos órgãos participantes.

Segue a lista de reuniões:
02 de abril / 07 de maio / 04 de junho / 02 de julho / 06 de agosto / 03 de setembro / 1º de outubro / 05 de novembro / 03 de dezembro