Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ultimate Frisbee

Por Michele Pacheco

O Ultimate Frisbee é um esporte praticado em todo o mundo, mas ainda pouco divulgado no Brasil.
Porém, isso está mudando.
Um grupo de alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora conheceu a modalidade esportiva ao pesquisar esportes pouco conhecidos no país.
O que poderia ser um simples trabalho universitário, despertou uma vontade.
Ao colocar as regras em prática como apresentação de trabalho de uma disciplina, os amigos se empolgaram e decidiram criar uma equipe.

No início, eram poucos, todos do mesmo curso na UFJF.
Aos poucos, o grupo foi aumentando com parentes, amigos e até desconhecidos.
Os integrantes contam que, muitas vezes, estavam praticando e alguém parava para perguntar que esporte era aquele.
Fomos registrar o treinamento da equipe antes de ir ao Campeonato Brasileiro.
Num campo de terra, perto do Estádio Municipal de Juiz de Fora, encontramos os atletas e alguns familiares.
Com disposição, debaixo do sol forte, os praticantes nem se importaram com a nossa presença e seguiram empolgados com a preparação.
Afinal, eles tinham poucos dias antes da viagem que fariam.

Eles estavam orgulhosos, pois foram o único time de Ultimate Frisbee de Minas Gerais convidado para participar do Brazil Beach Cup Ultimate, realizado no último fim de semana em Peruíbe, litoral paulista.
O Fred Testa e o Hugo Amaral gravaram entrevista e falaram um pouco da expectativa.
"É uma experiência inédita, uma equipe de Juiz de Fora participar da competição. Estamos ansiosos, pois não sabemos como é o nível dos participantes. Mas, temos treinado muito e estamos confiantes" contou o Fred.
Arremessar um disco sem sair do lugar para os colegas de equipe, até que um deles consiga receber um arremesso num quadrado demarcado.
"O Ultimate Frisbee é uma modalidade esportiva que mistura elementos de outros esportes, como o basquete e o futebol americano" revelou o Hugo.
"É também a única modalidade esportiva do mundo em que não há árbitros. Os jogadores são motivados pelo senso de justiça. Se um movimento errado é feito, quem o fez pára a jogada e assume o erro" completou ele.
O Ultimate Frisbee surgiu nos Estados Unidos. No início, universitários se uniam numa loja para participar de uma competição de arremesso de tortas.
A idéia foi sendo aprimorada, os pratos passaram a ser feitos de plástico e o pessoal decidiu tirar a competição de dentro da loja e transformar em esporte.
Praticado no mundo todo, o Ultimate Frisbee ganha a cada dia mais adeptos.
Ficamos muito felizes por receber um e-mail da equipe contando os bons resultados conquistados em São Paulo. Segue abaixo o texto deles:
"Gostariamos de compartilhar com você e a equipe da Tv Alterosa o nosso belo resultado no Brazil Beach Cup Ultimate. Foram duas equipes, uma ficou em sexto lugar e outra ficou em terceiro. Tivemos também o prémio de melhor Fair Player no campeonato ( equipe que ficou em sexto ) e o Hugo foi o maior artilheiro do campeonato, ganhando o prêmio. O campeonato foi um sucesso. Foram 7 equipes, sendo que duas equipes eram muito fortes e as outras fortes. Uma de nossas equipes perdeu apenas para a seleção brasileira, que foi a campeã, e pra outra equipe de ex-jogadores da seleção, onde quase ganhamos, chegando a ir para o golden point. Ganhamos das outras equipes com muita raça e dedicação, não só pela medalha, mas sim para poder voltar pra Juiz de Fora com mais força pra difundir esse esporte que achávamos que era o máximo e agora sei que é fantástico. Sem palavras! Aprendemos muitooooo graças à colaboração de Ryan, um americano que não tinha time e pediu pra jogar com a gente. Ele nos ensinou muito."
Parabéns a toda a equipe!
Quem quiser mais informações ou fazer contato com o grupo, o endereço é frisbee_jf@hotmail.com

Banda do 2º Batalhão PM se apresenta no Festival de Música Colonial

Por Michele Pacheco

Acompanhamos muitas solenidades em Juiz de Fora.
E sempre há algo em comum entre elas.
A competência da Banda do 2o Batalhão de Polícia Militar.
No início, eu imaginava que quem era designado para a banda deveria ficar triste por ser afastado da ação policial.
Depois, entendi que é uma honra para os integrantes manter a tradição musical do 2o BPM.

Na homenagem que o Robson recebeu dos bombeiros, lá estava a banda.
Afinada, animada e engrandecendo a solenidade que homenageou aqueles que colaboram com o Corpo de Bombeiros.
O repertório é vasto.
Os policiais militares executam as músicas com tanto sentimento, que o burburinho comum em eventos com muitas pessoas se cala.
Todos prestam atenção ao desempenho digno de elogios.
Bem, o reconhecimento pelo trabalho exemplar vem de todas as partes.

Hoje, quem passar em frente ao Cine Teatro Central, no centro de Juiz de Fora vai acompanhar mais uma apresentação da banda do 2o BPM.
Os músicos vão tocar num palco montado em frente ao teatro, no calçadão da Rua Halfeld.
A apresentação faz parte dos eventos programados para o 19o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
A Banda se apresenta às cinco da tarde.