Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Teatro Mágico - turnê pelo Brasil

Por Michele Pacheco

Conhecemos hoje um pessoal que esbanja simpatia e criatividade.
São os integrantes do grupo Teatro Mágico, de São Paulo.
Eles fizeram uma apresentação no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O espetáculo "Entrada para raros" foi eleito em 2007 o melhor show do ano, por um concurso feito pela Folha de São Paulo.
Os artistas já apareceram nas principais redes de televisão do Brasil.

Eles misturam sons, indo do violino à percussão, e estilos, unindo elementos desde o circo até o teatro. A idéia de formar o grupo partiu do Fernando Anitelli. Em 2003, ele gravou o primeiro álbum "O Teatro Mágico: entrada para raros". No trabalho, o compositor faz uma mistura ousada de sons. Com base nessas músicas, Aniteli começou a idealizar as apresentações ao vivo, sonhando com um "sarau amplificado". Aos poucos, a idéia foi ganhando adeptos e o grupo começou a se formar. "O Teatro Mágico começou a ser composto em 2003 e ainda não está fechado. " explica o idealizador e acrescenta "Eu freqüentava muitos saraus e isso serviu de inspiração para o meu trabalho"

Com criatividade, o grupo mistura elementos eruditos e populares, prendendo a atenção do público. Vestidos com trajes coloridos e maquiados com cores fortes e brilhos, os atores-cantores-palhaços mostram uma versatilidade incrível. Eles improvisam no meio do espetáculo, levando o público a imaginar que faz parte do show. O tempo passa voando e fica a vontade de ouvir e ver mais. Parabéns pelo trabalho!

Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Por Michele Pacheco

Hoje é uma data especial no Brasil. O Dia Nacional de Luta Antimanicomial aborda um tema polêmico. Muitas pessoas são contrárias à desospitalização de pacientes psiquiátricos, alegando que eles sobrecarregam os familiares e não têm o mesmo tratamento em casa.
De outro lado, existem aqueles que defendem os direitos humanos e lutam pela qualidade de vida de quem tem problemas mentais. Estivemos no mês passado em Barbacena, durante o Festival da Loucura, e fomos até o Hospital Psiquiátrico da Fhemig, que funciona nos fundos do Museu da Loucura.

Lá, estão muitas histórias de sobreviventes. Pessoas inocentes, sem noção do que fizeram para merecer toda a crueldade com que foram tratados no passado, nos porões da loucura.
As fotos do museu são uma mostra pequena dos horrores que aconteciam nos galpões do Hospital Colônia.
Hoje, a situação é outra. Os internos que sobreviveram vivem em casas com toda infraestrutura e apoio de uma equipe multi-disciplinar com psiquiátras, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros e muitos outros profissionais.

Para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Centro de Referência em Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental de Juiz de Fora promoveu uma exposição em frente ao Cine Teatro Central, no coração da cidade. Nas barracas, foram expostos quadros, esculturas roupas e outros produtos feitos pelos freqüentadores dos CAPs, Centros de Atenção Psicossocial, e pelo Centro de Convivência Recriar. Esses projetos têm o objetivo da inclusão social. Lá, as pessoas com problemas psicológicos ou psiquiátricos encontram espaço para música, artesanato, aulas de informática e muitas outras atividades.

O resultado foi conferido pela população nos estandes montados no centro de Juiz de Fora. Além da exposição, o público conferiu apresentações musicais. Nós acompanhamos o grupo musical Recriarte. Ele tem 20 integrantes e um repertório de música popular brasileira. Todo mundo que acompanha o trabalho se surpreende com a disposição do pessoal para aprender.
A Vera Arantes Valle de Moura estava na primeira fila, vendo satisfeita a filha Paula cantar e tocar instrumentos musicais.

A Vera nos contou que o trabalho de inclusão social é muito importante e se reflete até no comportamento dos participantes e na convivência deles em sociedade e em família.
Como ela, outros pais mostravam orgulho do esforço dos filhos no palco.
A música animou outros integrantes do projeto que, apesar de não terem subido ao palco, deram um show à parte.
Eles se uniram aos voluntários com os quais trabalham e entraram na dança. Um exemplo de que todos eles são capazes de se divertir sem problemas, desde que tenham o apoio necessário.

Enquanto registrávamos a apresentação, encontramos duas estudantes da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. É muito bom o contato com quem está começando na profissão. As dúvidas, as incertezas, o modo de encarar o jornalismo são detalhes que eu e o Robson sempre observamos nos nossos encontros com estudantes de comunicação. As meninas se esforçaram para fazer o melhor e, apesar de alguns contra-tempos, se saíram muito bem.

Vendo o Antônio Olavo Cerezo, do jornal Tribuna de Minas, empoleirado num canteiro da rua Halfeld para fazer uma foto, eu me lembrei daquele ditado que diz que "de médico e louco, todo mundo tem um pouco".
A gente faz tantas loucuras para garantir os melhores ângulos, a informação completa, que nem pára para imaginar o que os outros vão pensar.
A imagem diz tudo: apesar da idade, o Cerezo ainda é tão doido pela profissão, que nem se importa de pagar uns micos de vez em quando!