Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O melhor amigo do homem

Por Michele Pacheco

O Robson costuma dizer que quando estou brava eu rosno feito um Pitbull. É maldade dele, claro!
Mas, não posso negar que a minha vida inteira estive ligada aos cães.
Deve estar no sangue, afinal minha mãe, Juçara, é filha de fazendeiro e meu pai, Hélio, é médico veterinário.

Minha relação com o melhor amigo do homem começou assim que nasci. A minha primeira babá foi um doberman!
Meus pais me colocavam numa cadeirinha para tomar sol no portão da nossa casa e deixavam o Ringo vigiando. Bastava alguém chegar perto, para ele rosnar.
Cresci tendo os cachorros sempre por perto. A Raja foi um caso à parte. Ela perdeu os movimentos de uma das pernas quando tinha três meses de vida. Meu pai queria sacrificá-la, pois dizia que era maldade deixar que crescesse daquele jeito. Um Rottweiller ficaria muito pesado e poderia até deixar de andar em função da perna defeituosa. Mas, eu e minha mãe fomos teimosas e não desistimos da nossa Rajinha. Um veterinário especialista em acupuntura conseguiu devolver a sensibilidade na perna dela e sugeriu natação para fortalecer os músculos. Deu certo. O único problema foi que a Raja passou a considerar a piscina como território dela!

Hoje, além de duas Rottweillers, meus pais têm a Juju, uma West Highland White Terrier. Basta ela me olhar com aquele jeitinho de quem está implorando alguma coisa, para me convencer. Meu pai insiste em acreditar que um dia a Juju vai andar branquinha, bem penteada e com lacinhos. Mas, o que ela gosta mesmo é de se fartar no gramado do quintal. Principalmente, depois de tomar um banho!

Comecei a trabalhar e a minha afinidade com os cães não diminuiu. O Robson vive debochando que por onde passo, um bicho me segue. Quantas vezes já tivemos que espantar algum cão que parou do meu lado bem na hora de gravar a passagem! Uma vez, acompanhávamos a polícia militar numa operação contra drogas, na zona sul de Juiz de Fora. No local, alguns policiais tinham que cercar a casa dos suspeitos. Para isso, teriam que pular o muro da residência ao lado, rápido e em silêncio. Eles não contavam com o cão do vizinho que estava no portão, latindo sem parar. Os policiais já estavam irritados, quando brinquei dizendo que era só pedir com educação que o bicho ficaria quieto. Os policiais me olharam com ar de pouco caso. Para provocar, cheguei perto e falei baixo com o cão que era uma mistura de pastor com alguma raça indefinida. E não é que ele calou a boca?! Claro que tive que agüentar gozações.

Já em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, estávamos fazendo uma reportagem sobre o frio e conhecemos este pastor lindo. Ele pertencia à dona da pousada onde ficamos hospedados e tinha instinto jornalístico. O Robson virava a câmera para um lado e lá estava ele. A gente parava de trabalhar e nosso amigo vinha logo se esfregando à espera de um carinho. Fomos tirar fotos na pousada e lá estava ele de novo. Claro que fiz questão de guardar a recordação.

Em bairros mais carentes, é um problema! Basta olhar para os vira-latas e eles começam a balançar o rabo. O Robson vive resmungado. Um dia, para desgosto dele, um dos meus "amigos" decidiu aproveitar a porta aberta do carro e se alojar. Do lado do Robson, é óbvio! Ficou lá, sossegado, até a gente acabar a matéria. Quando viu o carona, meu querido repórter cinematográfico se encarregou de enxotar o bichinho.
Ele foi, mas os carrapatos e as pulgas nos acompanharam por uns três dias!