Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Polícia Federal procura provas no escritório de Bejani

Por Michele Pacheco

Com certeza os brasileiros vão pensar duas vezes antes de citar o trecho mais conhecido do poema: "Vou-me embora para Pasárgada, porque lá sou amigo do Rei..."

O reino tão sonhado, onde tudo é possível graças à "amizade" com o rei, não deu muito certo na vida real.
A Polícia Federal realizou no dia 9 de abril a primeira fase da Operação Pasárgada.
Entre os presos estava o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani.
Durante os 14 dias em que ele ficou preso, vimos aliados políticos pulando do barco, tentando justificar a ligação com Bejani e se agarrando a outros nomes influentes.

O então prefeito foi solto, voltou com carga total à mídia, mostrando documentos que afirmava comprovarem a origem dos R$1,2 milhão apreendidos na casa dele e deixando em saia justa quem tinha debandado.
Mas, as investigações apontaram irregularidades nas provas apresentadas e algumas testemunhas importantes indicadas por ele pioraram a situação, fazendo denúncias graves.

Na quinta-feira passada, a Polícia Federal sacudiu de novo o reino de Pasárgada.
Alberto Bejani foi preso mais uma vez e vídeos foram divulgados, mostrando o então prefeito negociando propina com o empresário Francisco Carapinha, o Bolão, em troca de liberação de aumento nas passagens de ônibus no município.
Nessa segunda-feira, Bejani renunciou de dentro da Penitenciária Nélson Hungria e o vice, José Eduardo Araújo, assumiu o cargo prometendo rigor no combate à corrupção e auditorias freqüentes no Executivo.

Achamos que o caso estava concluído, mas nada disso.
Ontem, fomos avisados de que a Polícia Federal estava apreendendo veículos em lojas da concessionária dos Carapinha. Fomos até um shopping automotivo na saída de Juiz de Fora e acompanhamos a retirada de cinco carros.
Um sexto veículo já tinha sido apreendido numa loja na Avenida Independência, no centro da cidade.

Os policiais saíram em comboio até à Delegacia da Polícia Federal e depois seguiram com as apreensões.
Eles tinha doze mandados de busca e apreensão para cumprir.
Desde o início da Operação Pasárgada, os federais não têm descanso.
O material recolhido na primeira operação foi avaliado com calma e todos os detalhes checados.
Agora, eles estão indo em busca de documentos e provas para complementar as investigações.

Foi por isso que no início da tarde de hoje eles voltaram a agir.
Uma equipe da Polícia Federal esteve no escritório do ex-prefeito, na Avenida Rio Branco, número 3500, ponto tradicional de escritórios políticos.
A denúncia era de que as paredes do imóvel eram ocas e usadas para guardar dinheiro e documentos. Os policiais agiram com um mandado de busca e apreensão, trazido de Belo Horizonte pelo Delegado Mário Velloso, que comandou a Operação de Volta para Pasárgada.
Depois de passar a tarde com marretas, derrubando as paredes construídas para unir duas salas do prédio comercial, os policiais não acharam nada.

A informação é de que ali era mesmo guardado dinheiro, mas tudo que havia de interessante e comprometedor foi retirado por assessores depois da primeira prisão.
Com a renúncia e a prisão, Bejani deixou de ser interessante para quem tem ambições políticas. Quem antes enchia a boca para falar com orgulho o nome do ex-prefeito, agora busca alianças entre os inimigos políticos de Alberto Bejani.

Essa história serve de alerta para os candidatos e eleitores.
Não adianta ser amigo do rei, se ele estiver na mira da Polícia Federal. E, se estiver, não adianta insistir em lealdade política. O que acaba valendo é o "salve-se quem puder".
Cuidado da próxima vez que tiver que recitar o poema.

"Vou-me embora para Pasárgada, porque lá sou amigo do Rei..." Na política, as amizades podem ser perigosas e comprometedoras.