Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Chuva em Minas - Mais de 44 milhões de prejuízo em Ponte Nova

Do Unidade de Notícias

O Chefe da Defesa Civil de Ponte Nova Cícero Gomides divulgou na tarde de 24/12 o balanço geral dos prejuízos que a cidade teve com a enchente.
Os números divulgados serão entregues para Defesa Civil de Belo Horizonte, que acompanhou o levantamento.
Decretado pelo prefeito Taquinho Linhares, Estado de Emergência, grau 3, fato que causou discussão, já que para alguns o prefeito deveria decretar Estado de Calamidade Pública.

Foi explicado que Estado de Calamidade é quando uma cidade fica isolada e os serviços essenciais ficam paralisados, o que não foi o caso de Ponte Nova.
O questionamento se faz pela necessidade de conseguir verbas junto aos Governos do Estado e Federação. Segundo informações a decretação de estado de Emergência não impedirá que Estado e Federação mande recursos para reconstrução da cidade.

Esteve em 24/12 o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Gomes, para uma reunião preliminar com o Prefeito Taquinho Linhares e o futuro Prefeito Joãozinho de Carvalho.
Marcada para 26/12 outra reunião entre eles para acertarem a diretriz de como a Caixa Econômica estará agindo para amenizar a situação dos atingidos e liberação de verbas para a prefeitura.

Em janeiro de 2009, Carlos Gomes assumirá a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Minas, já que é o primeiro suplente do PT, e um deputado assumirá uma pasta de Secretário na prefeitura de Belo Horizonte.
Outro deputado que se prontificou em ajudar a cidade foi o deputado Federal Rodrigo de Castro, PSDB, que teve ligação direta na eleição do prefeito Joãozinho Carvalho. Rodrigo garantiu que já está trabalhando para a liberação de verbas em Brasília e Belo Horizonte.

Veja os números do prejuízo:

4.070 - pessoas desabrigadas (estão sem moradias )
544 - pessoas desalojadas (que voltaram a suas casas após as água baixarem)
44,697 – pessoas afetadas (a cidade inteira)
651 – residências populares danificadas
163 – residências não populares danificadas
15 – residências populares destruídas
03 – residências não populares destruídas
03 – postos de saúde
01 – escola municipal
02 – pontes destruídas, Massangano e Copacabana
240 mil m² - de pavimentação danificadas
05 – indústrias atingidas
231 – comércios atingidos com prejuízos

R$ 44.383.000,00 (quarenta e quatro milhões, trezentos e oitenta e três mil reais) – prejuízo total da cidade

R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais) – prejuízo do comércio.