Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Prefeito de Ervália já era investigado pelo Ministério Público

Yahoo Notícias - 10 de abril de 2008
As prefeituras mineiras negaram envolvimento com o esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para prefeituras com débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi alvo, ontem, de uma operação da Polícia Federal que resultou na prisão de 51 pessoas em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, dentre as quais 16 prefeitos. O secretário da Fazenda de Divinópolis, José Sinésio Júnior, declarou que a cidade e o prefeito, Demetrius Pereira (PTB), não têm ligação com fraudes envolvendo o Fundo de Participação dos Municípios.

Secretário de Governo e Imprensa de Conselheiro Lafaiete, Diarlhes Pider, disse que o prefeito Julio Cesar de Almeida Barros (PT) não tem o que temer. "Para nós, essa história é uma surpresa. Estávamos comemorando a vitória na Justiça contra o INSS", disse ele. O procurador-chefe da Prefeitura de Vespasiano, Paulo Passos, disse que há um equívoco na prisão do prefeito Ademar José da Silva (PSDB). "Vencemos uma ação na Justiça para recuperar parte dos recursos do FPM e a vara que nos deu a vitória estava sob investigação da PF."

A chefe de gabinete da Prefeitura de Ervália, Suely Aparecida de Assis, também reagiu: "Eu e mais duas pessoas da cidade, os taxistas José Adair Ferreira e Adílson Fernandes, assinamos um relatório da PF dizendo que não foram encontradas provas de fraude na prefeitura e na casa do prefeito Edson Said Rezende (DEM)". O chefe de gabinete da Prefeitura de Rubim, Nílson Souza, afirmou que não tinha informações concretas sobre as razões da prisão do prefeito Claudemir Carpe (PT do B). Vânia Teixeira, secretária do prefeito de Cachoeira da Prata, José Eustáquio Ribeiro (DEM), também alegou falta de informações.

Em nota, a Prefeitura de Timóteo afirmou que não houve desvio no município. Também por nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que os serviços municipais estão mantidos e aguardará o final das investigações para se pronunciar. Em Almenara, o expediente havia sido suspenso e não foram localizados representantes das Prefeituras de Minas Novas, Salto da Divisa, Medina e Tapira.

Na Bahia, as assessorias de imprensa dos municípios de Sobradinho e Itabela, onde foram presos os prefeitos Antonio Gilberto de Souza (PR) e Paulo Ernesto Pessanha da Silva (DEM), informaram que não havia quem comentasse as acusações.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Mas não é a primeira vez que o prefeito de Ervália, na Zona da Mata, Édson Said Rezende (DEM), é alvo de investigações.
Segundo matéria do jornal O Tempo, de 05-02-2008,
ele já teria sido denúnciado pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça.
Com cinco denúncias, ele ocuparia o segundo lugar entre os 144 prefeitos mineiros investigados e denúnciados ao TJ.

Polícia Civil apreende cocaína e crack em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Estávamos cobrindo a passagem do Projeto Expresso da Cidadania, da Assembléia Legislativa. A idéia é muito legal, eles querem despertar nos jovens o interesse pela vida política no país. Segundo dados da assessoria de imprensa, os adolescentes votaram pela primeira vez na eleição de 1989 e estrearam com 3,5 milhões de eleitores com menos de 18 anos. Em Minas Gerais, foram 420.060. Mas, o interesse pelas urnas foi diminuindo. Em 2007, a contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou 474.140 pessoas com idades entre 16 e 17 anos em Minas. Desse total, apenas 203.958 eleitores estavam cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral em janeiro de 2008.

Durante a passagem do projeto itinerante por Juiz de Fora, as atividades se concentraram no ginásio do CTU, Colégio Técnico Universitário, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os estudantes ouviram palestras sobre política e democracia, se cadastraram para tirar o título de eleitor e participaram de oficinas de vídeo e fotografia. Eles também exerceram a cidadania e treinaram o direito de voto participando de duas enquetes: uma sobre a redução da maioridade penal e outra sobre a cota para negros nas universidades. Murais com informações foram instalados para munir os alunos de dados antes de optar nas urnas.

Estávamos cobrindo o evento, quando uma fonte da polícia civil nos ligou dizendo que uma apreensão de droga tinha sido feita. Terminamos a matéria do Expresso da Cidadania e corremos para a delegacia. O local estava movimentado e não conseguimos uma vaga sequer para estacionar por perto e fazer as imagens. Para não prejudicar o jornal, já que a matéria do Expresso era para hoje, tivemos que desistir e seguir para a TV. É aí que entra a importância de se cultivar fontes. Não tivemos as imagens, mas nosso amigo passou todos os dados e ainda enviou foto da apreensão.

O trabalho foi feito pela equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, com apoio da Inspetoria Adjunta.
O pessoal investigava denúncias de tráfico de drogas na Vila Olavo Costa, zona sul de Juiz de Fora, e chegou a dois suspeitos. Eles foram detidos com 1 kg de cocaína, 700g de crack e uma pistola 765. É a segunda apreensão da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes em menos de uma semana.
Parabéns ao pessoal e obrigada pela colaboração com o Jornal da Alterosa e com o nosso blog.