Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 6 de dezembro de 2008

São João Del Rei 303 anos

Por Frederico Mesquita

Uma cidade que respira cultura e história
Localizada a 184 quilômetros de Belo Horizonte, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, São João Del Rei é uma das cidades que integram a Estrada Real, roteiro turístico que reúne os municípios mineiros que compunham o Ciclo do Ouro e que liga o estado ao Rio de Janeiro.

Foi no rastro da exploração das riquezas minerais que teve início a história da cidade no começo do século XVIII. Primeiro, foram os paulistas da cidade de Taubaté que chegaram ao Arraial Novo do Rio das Mortes em 1704 atraídos pelo metal precioso.
Depois, foi a vez de os portugueses chegarem à região.
Da rivalidade e da disputa pela posse dessa terra surgiram conflitos que culminaram na Guerra dos Emboabas, vencida pelos portugueses.

Em 1714, São João Del Rei foi batizada como forma de homenagear o rei de Portugal, Dom João V, e elevada ao status de vila.
Com a decadência da exploração do ouro e os pesados impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, surgiu o levante da Inconfidência Mineira, liderado pelo são-joanense Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

No início do século XIX, a vila assistiu ao advento do comércio com lojas instaladas em casarões que ofereciam todo tipo de mercadoria.
Em 1838, a Vila de São João Del Rei transformou-se em cidade e a chegada de novos investimentos trouxe, em 1881, a primeira seção da Estrada de Ferro Oeste-Minas, que ligava as cidades da região a outros importantes ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil.

No ano de 1893, a instalação da Companhia Industrial São-joanense de Fiação e Tecelagem deu novo impulso à economia, o que ainda hoje continua.
Paralelamente à rica história de sua formação, São João del-Rei desenvolveu uma peculiar vocação para as artes, a cultura e, conseqüentemente, para o turismo.

Também é forte sua tradição religiosa. Hoje, a cidade é nacionalmente conhecida por suas festas religiosas.
A Semana Santa, que atrai inúmeros fiéis e turistas, é marcada pela Procissão de Ramos, pelas cerimônias religiosas, como o Lava-pés, o Ofício de Trevas, o Descendimento da Cruz e as procissões do Enterro e da Ressurreição.

É famosa ainda na cidade a linguagem dos sinos de suas igrejas que, com seus toques e dobres, estabelece uma poética comunicação com os moradores.
Uma das principais manifestações culturais da cidade é o Inverno Cultural, promovido todos os anos pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) no mês de julho.
A programação do evento inclui shows, palestras, lançamento de livros, exposições, espetáculos teatrais e realização de oficinas.

Destaque ainda é a tradição musical são-joanense, com a sólida história de suas orquestras, grupos folclóricos, congados, maracatu, músicos e por ser referência no ensino da música, com a presença do curso de Música da UFSJ e do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier.

Impossível não se encantar ainda com o típico carnaval de rua da cidade que, todos os anos, atrai milhares de foliões e turistas.
A força, a tradição e a alegria de suas escolas de samba e de seus blocos transformam São João Del Rei na terra da alegria e da comemoração nos quatro dias de folia.