Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 26 de outubro de 2008

Eleições 2008 - PSDB vence PT em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Dia de trabalho duro para a imprensa de Juiz de Fora.
Desde cedo, equipes de todas as empresas de comunicação estavam nas ruas, em busca de todos os detalhes da eleição.
Eu e o Robson começamos acompanhando o voto do prefeito José Eduardo Araújo.
Simpáticos como sempre, ele e a mulher chegaram no horário previsto (ele não suporta atrasos, graças à Deus!). Depois de votar, o prefeito conversou com os jornalistas, reforçou o apoio ao candidato do PSDB, Custódio Mattos, disse que espera passar ao sucessor uma cidade com as fiananças em melhor estado do que ele encontrou e que está à disposição do eleito para o processo de transição.

Da escola estadual Fernando Lobo, onde o prefeito votou, seguimos para a sede da 4a Região de Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha, onde gravamos balanço da eleição pela manhã.
A próxima parada foi num cursinho de inglês, no centro da cidade, onde vota Itamar Franco.
Lá, encontramos vários colegas da imprensa de Juiz de Fora e de Belo Horizonte. Debaixo do sol forte, todos disputavam cada pedacinho de sombra. Para passar o tempo, alguém sugeriu uma aposta de quantos minutos de atraso teria o ex-presidente.

Isso não foi em função dele atrasar sempre, mas com base nos atrasos imprevistos que vinham ocorrendo durante toda a votação. Cada um fez uma aposta.
Pura brincadeira. Ganhou quem apostou no menor atraso, de 15 minutos. O ex-presidente chegou acompanhado de amigos e assessores, cumprimentou eleitores e jornalistas, votou rápido e na saída deu entrevista. Ele comentou a disputa por apoios nessa eleição, falou da necessidade de candidatos avulsos, sem ligação com grupos partidários e avaliou a renovação na Câmara Municipal, com apenas oito vereadores reeleitos.

Depois de passar pela Justiça Eleitoral várias vezes, fomos acompanhar a apuração no comitê do Custódio Mattos.
O Evandro e o Fagundes, a outra equipe da TV Alterosa, ficaram no comitê da Margarida Salomão, do PT.
Encontramos muita gente por lá, com bandeiras, faixas e muitos adesivos colados pelo corpo.
A apuração começou com vantagem para a candidata do PT.
O clima era de ansiedade e tensão entre os tucanos.

Algumas pessoas não agüentaram ficar na sala onde foi montado um telão e se reuniram na rua.
Uma hora e meia depois do fim da votação, já estava bem evidente que o candidato do PSDB tinha conseguido uma boa vantagem. Gritos, festa, dança de bandeiras e de eleitores marcaram o fim da apuração.
Houve fogos de artifício, choro, gritos e muita empolgação.

Afinal, Custódio Mattos teve 148.137 votos, o equivalente a 51,82% do total.
Margarida Salomão, do PT, ficou com 137.719 votos, o equivalente a 48,18% dos votos apurados em 1061 urnas.
Foram 6.067 votos brancos (1,97 %) e 15.404 votos nulos (5,01 %).

Depois de discurso da janela do comitê, Custódio Mattos seguiu para a TV Alterosa, onde participou de entrevista ao vivo e do vídeo chat dos Diários Associados.
De lá, ele seguiu para uma visita especial ao ex-presidente Itamar Franco para agradecer pelo apoio dado durante toda a eleição.
O prefeito eleito e a primeira dama ainda foram à quadra da Escola de Samba Real Grandeza, onde foi feita a festa da vitória.

Custódio Mattos se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Em 91, ele foi eleito Deputado Estadual. No ano seguinte, disputou as eleições municipais e foi eleito prefeito de Juiz de Fora (93 a 96).
Em 98, foi eleito Deputado Federal e reeleito em 2002 e em 2006. Ocupou também cargos no governo de Minas Gerais.