Por Michele Pacheco
Dia de trabalho duro para a imprensa de Juiz de Fora.
Desde cedo, equipes de todas as empresas de comunicação estavam nas ruas, em busca de todos os detalhes da eleição.
Eu e o Robson começamos acompanhando o voto do prefeito José Eduardo Araújo.
Simpáticos como sempre, ele e a mulher chegaram no horário previsto (ele não suporta atrasos, graças à Deus!). Depois de votar, o prefeito conversou com os jornalistas, reforçou o apoio ao candidato do PSDB, Custódio Mattos, disse que espera passar ao sucessor uma cidade com as fiananças em melhor estado do que ele encontrou e que está à disposição do eleito para o processo de transição.
Da escola estadual Fernando Lobo, onde o prefeito votou, seguimos para a sede da 4a Região de Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha, onde gravamos balanço da eleição pela manhã.
A próxima parada foi num cursinho de inglês, no centro da cidade, onde vota Itamar Franco.
Lá, encontramos vários colegas da imprensa de Juiz de Fora e de Belo Horizonte. Debaixo do sol forte, todos disputavam cada pedacinho de sombra. Para passar o tempo, alguém sugeriu uma aposta de quantos minutos de atraso teria o ex-presidente.
Isso não foi em função dele atrasar sempre, mas com base nos atrasos imprevistos que vinham ocorrendo durante toda a votação. Cada um fez uma aposta.
Pura brincadeira. Ganhou quem apostou no menor atraso, de 15 minutos. O ex-presidente chegou acompanhado de amigos e assessores, cumprimentou eleitores e jornalistas, votou rápido e na saída deu entrevista. Ele comentou a disputa por apoios nessa eleição, falou da necessidade de candidatos avulsos, sem ligação com grupos partidários e avaliou a renovação na Câmara Municipal, com apenas oito vereadores reeleitos.
Depois de passar pela Justiça Eleitoral várias vezes, fomos acompanhar a apuração no comitê do Custódio Mattos.
O Evandro e o Fagundes, a outra equipe da TV Alterosa, ficaram no comitê da Margarida Salomão, do PT.
Encontramos muita gente por lá, com bandeiras, faixas e muitos adesivos colados pelo corpo.
A apuração começou com vantagem para a candidata do PT.
O clima era de ansiedade e tensão entre os tucanos.
Algumas pessoas não agüentaram ficar na sala onde foi montado um telão e se reuniram na rua.
Uma hora e meia depois do fim da votação, já estava bem evidente que o candidato do PSDB tinha conseguido uma boa vantagem. Gritos, festa, dança de bandeiras e de eleitores marcaram o fim da apuração.
Houve fogos de artifício, choro, gritos e muita empolgação.
Afinal, Custódio Mattos teve 148.137 votos, o equivalente a 51,82% do total.
Margarida Salomão, do PT, ficou com 137.719 votos, o equivalente a 48,18% dos votos apurados em 1061 urnas.
Foram 6.067 votos brancos (1,97 %) e 15.404 votos nulos (5,01 %).
Depois de discurso da janela do comitê, Custódio Mattos seguiu para a TV Alterosa, onde participou de entrevista ao vivo e do vídeo chat dos Diários Associados.
De lá, ele seguiu para uma visita especial ao ex-presidente Itamar Franco para agradecer pelo apoio dado durante toda a eleição.
O prefeito eleito e a primeira dama ainda foram à quadra da Escola de Samba Real Grandeza, onde foi feita a festa da vitória.
Custódio Mattos se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Em 91, ele foi eleito Deputado Estadual. No ano seguinte, disputou as eleições municipais e foi eleito prefeito de Juiz de Fora (93 a 96).
Em 98, foi eleito Deputado Federal e reeleito em 2002 e em 2006. Ocupou também cargos no governo de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário