Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Nova sede da Polícia Federal e Tortura contra animais

Por Robson Rocha

Hoje, foi um daqueles dias tranqüilos. Tranqüilo até demais. Cheguei na TV com a esperança de trocar minha câmera que vai para a manutenção. Mas, o caminhão da transportadora quebrou na estrada e pelo visto deve chegar amanha. Peguei minha DXC-637, velha companheira e fomos trabalhar. A primeira pauta seria sobre a visita do chefão da Policia Federal a Juiz de Fora. O Diretor Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, está visitando todas as unidades da PF no Brasil.

Fomos direto para a sede da Policia Federal na avenida Brasil. Quando chegamos lá, nos avisaram que a entrevista seria no local da futura sede da Policia Federal em Juiz de Fora, no bairro Mariano Procópio. Aproveitei e garanti algumas imagens da visita e os bate-papos com os policiais. A visita faz parte do projeto Direção Itinerante, que busca a descentralização das ações operacionais e promove discussões para melhoria dos trabalhos e do planejamento em todo o pais.

Como eu estava do lado de fora, a tela da cerca atrapalhou um pouco as imagens, mas deu para registrar parte da visita. Em Minas Gerais, são 683 policiais em 6 delegacias regionais e na superintendência em Belo Horizonte. Como eles estavam demorando a sair e o sol estava quente, a Michele e eu decidimos ir para a nova sede, onde seria a entrevista coletiva.

Não sei se a idéia foi das melhores, pois também não havia nenhuma sombra para colocar o carro e nem pra gente ficar. Aos poucos, a galera da imprensa começou a chegar, o jeito foi todo mundo ficar no sol.O calor pegando e a sede aumentando. Isso, sem se esquecer que o Murphy deve adorar a imprensa, porque em situações como essa, nunca há um bar por perto.Afinal, a Lei de Murphy é garantida: se algo pode dar errado, vai dar!

Depois de uma longa espera, encostados no muro da linha férrea, os delegados chegaram à nova sede.Aí, autorizaram a nossa entrada, mas água que era bom, nada! Minha boca estava tão seca que estava difícil até para falar. Enquanto isso, a visita continuava. Na verdade, o local tem um monte de galpões abandonados que serão reformados para receber a futura delegacia Regional da Polícia Federal.

O único prédio já recuperado foi apresentado.
Nele, vão funcionar as novas instalações da perícia da polícia Federal.
Do lado de dentro, era muita gente e os corredores estreitos.
Com isso, imprensa e policiais se espremiam.

Como não havia espaço para a entrevista coletiva do lado de dentro do prédio, as entrevistas foram gravadas do lado de fora.
Lembra do sol?
Pois é, a primeira providencia foi encaminhar os entrevistados para uma área com sombra.

Na entrevista o diretor geral da polícia federal avaliou positivamente as visitas.
Isso, além de afirmar que hoje a polícia federal está bem equipada.Armamento, carros e ferramentas para as investigações.Mas, disse que a PF precisa de imóveis próprios, uma vez que a maioria é alugada e adaptada para o serviço.

Já o delegado regional da Polícia Federal, Cláudio Nogueira, afirmou que, com o projeto da nova sede concluído, Juiz de Fora deve se tornar referencia na região Sudeste.
Ainda mais com a Copa de 2014 e a possibilidade da Olimpíada de 2016 no Rio.
Juiz de Fora pode se tornar base para as operações da PF.

Finalizadas as entrevistas, os policiais se reuniram a porta fechada e a turma da imprensa se espalhou.O Schubert e o Joarle do JF, aproveitaram e registraram tudo o que podiam.Dali, seguimos direto para a TV, senão não daria tempo para editar o material e tínhamos entradas ao vivo no Jornal da Alterosa Edição Regional.

Chegando na TV, já estava tudo pronto para a entrada ao vivo.
O Thiago, nosso técnico, assoviava e chupava cana.
Quer dizer, montou todo o equipamento e fazia os testes, de áudio e de vídeo.
Tudo isso sem perder o bom humor.

O tema da entrevista ao vivo era maus tratos contra animais, uma matéria que gravamos há alguns dias e foi exibida antes da entrevista.
Na matéria, foi mostrado o caso de Lindinha, uma cadela mestiça de pitbull, que teria sido morta por um vizinho da proprietária da cadela.
Lindinha tinha 4 anos e esperava 8 filhotinhos.

Os donos da cadela desconfiam que o vizinho tenha envenenado o animal com chumbinho na noite de domingo.
Isso, além de ter atirado na cachorra por ela invadir seu terreno.
No local foi difícil gravar essa matéria.Isso, porque ninguém queria aparecer e nem o local eu podia mostrar.

Como a área é de sítios, só havia uma estrada de chão e mato.
Até foi fácil não mostrar as casas.
Porém, as entrevistas foram mais complicadas.
O único jeito foi usar o vidro traseiro do carro que estava empoeirado da estrada para esconder os entrevistados.

O caso está na delegacia de Polícia Civil de Matias Barbosa.
O delegado Luiz Puzziol não quis gravar entrevista, mas disse que está aguardando complementação das informações para lavrar um TCO (Termo Circuntancial de Ocorrência).

Na entrevista ao vivo, a representante da SAPA, Sociedade dos Amigos e Protetores dos Animais, Meyre Moreira falou sobre os casos recentes de maus tratos.
Vendo a matéria, a Meyre se emocionou.
Na entrevista ela disse que essa violência é um absurdo e os integrantes da Sociedade estão cobrando das autoridades mais rigor na punição.
Mas, lembrou que infelizmente as leis contra esses crimes são brandas no Brasil.