Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 3 de junho de 2008

Acidente com carga perigosa na Br040

Por Robson Rocha

Hoje pela manhã, fomos para a Br 040, em Santos Dumont, onde um acidente grave tinha ocorrido e os bombeiros estavam indo para o local.
Segundo as primeiras informações, um caminhão carregado de gás de cozinha tinha tombado e não havia mais nenhum dado.
Chegamos ao local e a cena assustava, pois a gente ainda não sabia se havia algum vazamento.

Mas, os bombeiros já estavam vistoriando o veículo e, segundo o sargento Éden do Nascimento, não havia gás vazando e a estrutura cilíndrica da carreta não tinha nenhuma fissura.
Mesmo assim, os bombeiros continuaram monitorando a carreta e conferindo, a todo o momento, se não havia algum tipo de vazamento.
Bombeiros e policiais rodoviários federais reforçaram a sinalização na estrada.

O motorista da carreta, que não teve nenhum ferimento, já tinha feito uma sinalização com galhos na estrada. Mas, como sempre, alguns motoristas não respeitaram a sinalização e passaram por cima dos galhos, tirando-os do lugar.
Falando do motorista, ele seguiu à risca as normas de segurança no caso de acidentes com combustíveis.
Ele nos explicou que na hora do acidente, ele ouviu um estalo, a carreta se soltou e quando ele olhou para o lado, a carreta estava ultrapassando o cavalinho. Cavalinho é a parte em que fica a cabine do caminhão.

Quando o veiculo parou, segundo ele, agradeceu muito a Deus por não ter acontecido algo mais grave e que a primeira coisa em que pensou foi na mulher, grávida de seis meses.
A preocupação era com a carga, afinal, ele estava transportando uma carga de GLP, suficiente para encher 1300 botijões e o risco de explosão era grande.
Ele desceu do caminhão, verificou se havia algum vazamento, sinalizou a via, isolou o local e ligou para os bombeiros, policia rodoviária federal e para a empresa. Exatamente como foi feito no treinamento que acompanhamos do pessoal da Coopetrans, um tempo atrás.

A peça que se quebrou é o pino rei.
É ele que segura a carreta no cavalinho.
A sorte, também, foi que o acidente aconteceu na única parte duplicada daquele trecho e a carreta caiu em um buraco e não passou para a outra pista.
Se isso tivesse acontecido, provavelmente a carreta explodiria e ainda poderia ter atingido um outro veículo.

A cabine do caminhão foi retirada da estrada e a carreta ainda ficaria ali por mais umas quatro horas. Tempo para a chegada do equipamento para fazer o transbordo da carga para uma outra carreta. Segundo o Tenente Kleber Castro, dos Bombeiros, mesmo depois de retirado o gás, seriam tomadas medidas de segurança para evitar que o produto que restasse no tanque se inflamasse. Eles iriam usar um jato de água que simula uma chuva em gotas. Assim, a água ocuparia o espaço evitando que o oxigênio entrasse e causasse problemas.

Fomos embora e os bombeiros continuaram no local.
Isso, pois segundo eles, o momento mais perigoso seria o transbordo da carga, onde o risco de vazamento e algum atrito poderia causar um incêndio e que o resíduo que fica depois de retirado o GLP é altamente explosivo.