Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Desfile das escolas de samba em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Em Juiz de Fora, os desfiles começam no domingo.
Às 20h em ponto, entrou na avenida a escola mirim Sementes de Bamba.
Não contava ponto, mas todo mundo nas arquibancadas e camarotes se rendeu ao charme das meninas que sonham em ser passistas, à seriedade dos meninos que aprendem cedo a importância de um trabalho de equipe.
A primeira escola a desfilar pelo grupo A, o grupo principal, foi a Vale do Paraibuna. A escola do bairro Santo Antônio escolheu como enredo a relação entre o homem e a água. O mineiro Juscelino Kubtscheck foi o tema da Partido Alto. Os mistérios da Era de Aquarius foram o enredo da escola Real Grandeza.

A campeã de 2009, Unidos do Ladeira, foi a quinta escola a desfilar no domingo e agitou as arquibancadas e os camarotes.
A agremiação resolveu repetir uma receita que deu certo e reeditou o tema que deu o título à Unidos em 96.O enredo inspirado em poema de Vinícius de Morais falou do sábado, o Dia da Criação. O sabiá, ave símbolo do Brasil, virou samba enredo da vice-campeã de 2009, a Mocidade Independente do Progresso.

Encerrando a noite de domingo, veio a Juventude Imperial.
A escola teve problemas com a comissão de frente e todo mundo ficou apreensivo com a punição que seria aplicada. Na segunda-feira, a noite de desfiles foi aberta com o Grupo C, o grupo de avaliação. Só uma escola desfilou, a Unidos das Vilas do Retiro.

Pelo grupo B, a primeira a desfilar foi a Águia de Ouro.
A escola abordou o enredo sobre a lenda indígena da criação das Cataratas do Iguaçú. A Feliz Lembrança luta para voltar ao Grupo A. A agremiação buscou na própria história inspiração para conquistar os jurados e apostou em "Valongo... a porta da cultura negra no Brasil", enredo campeão de 86. A União das Cores levou brilho e empolgação para a avenida. O tema foi sobre uma viagem pelo Rio São Francisco. A Rivais da Primavera mostrou as raízes do povo brasileiro.Com enredo parecido com a da União das Vilas do Retiro, a Rivais entrou na avenida falando das heranças culturais deixadas por brancos, negros e índios.

A Mocidade Alegre de São Mateus encerrou os desfiles do grupo B.
A escola entrou na avenida com o samba na ponta da língua e conquistou todo mundo.
O enredo foi "De médico e louco, todo mundo tem um pouco".
O desfile acabou, mas ficou na memória a alegria de quem curte o carnaval.
Assim que as escolas passavam, o pessoal do Demlurb, Departamento de Limpeza Urbana, entrava na avenida para limpar tudo.
Com vassouras e um cartaz com dicas de segurança, o Bloco do Demlurb tem história na folia juizforana.
A empolgação dos varredores sempre merece aplausos.

O "Bloco da Imprensa" também marcou presença na avenida.
Encontramos colegas das TVs Panorama e TVE, das rádios e dos jornais da cidade.
Nessas ocasiões, a gente passa o tempo entre uma escola e outra conversando e colocando a fofoca em dia.
É gostoso ver que a disputa pela audiência é saudável entre os profissionais.
Nossas empresas são rivais, mas somos todos integrantes do mesmo barco: o jornalismo.