Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Centenário de nascimento de Noel Rosa - o Poeta da Vila

Por Michele Pacheco

Uma exposição no Espaço Cultural dos Correios, em Juiz de Fora, marca as comemorações dos cem anos de nascimento de Noel Rosa.
Considerado um dos maiores compositores e poetas da música popular brasileira, Noel Medeiros Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.
A ligação com MInas Gerais foi por meio dos avós, da mãe e dos tios, que viveram em Juiz de Fora.

A exposição "Cordiais Saudações, de Noel Rosa a Minas Gerais" lembra a genialidade do carioca da gema que se tornou marco da música nacional.
No folder explicativo sobre o evento, consta que dos parentes mineiros, o "filósofo do samba" herdou o espírito de humor refinado, a crítica social e política, e o gosto pela poesia e pelas serestas em noite de luar.
Os visitantes vão se divertir com uma fantasia de pierrô para tirar foto logo na entrada.

A exposição traz fotos e objetos que recriam um pouco da história e trajetória de Noel Rosa.
A mostra foi elaborada a partir de composições do poeta, como "Cordiais Saudações"(1931), "Feitio de Oração" (1933), "Feitiço da Vila" (1934), "As pastorinhas - linda pequena" (1934), "Onde está a honestidade?" (1933) e "Com que roupa?" (1929).
Segundo os historiadores, Noel Rosa foi um cronista social, que usou a própria vida como inspiração e o cotidiano carioca como tema das composições dele.

A mostra leva o visitante de volta ao Rio de Janeiro da década de 30, momento conturbado política e socialmente, com o governo Getúlio Vargas, a revolução Tenentista, a Semana de Arte de 1922 e as mudanças da "Era do Rádio".
O poeta morreu cedo, vítima dos resultados de uma vida de boemia e excessos nos bares cariocas e também de Belo Horizonte, onde passou uma temporada para tentar recuperar a saúde.