Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Moacir Junior - "O Cara"

Por Robson Rocha

Nessa quinta-feira fomos fazer mais uma cobertura do treino do Tupi, líder do Campeonato Mineiro. Que, se nenhum juiz atrapalhar, só o Cruzeiro pode tirar do primeiro lugar.
Mas, chegamos ao Estádio Municipal e a turma da imprensa já estava lá. O assessor de imprensa Renato, do galo carijó, que sofre com tanta gente apressada querendo informação, veio logo avisando: o Moacir não quer que grave as partes do treino que tenham jogadas ensaiadas.

Gravei o aquecimento do time, fiz alguns takes do treino e me juntei a galera da imprensa no banco de reservas.
O jeito foi assistir ao treino e descobri que o Moacir não tem moral só com os jogadores, ele consegue controlar a imprensa também.
A turma ficou toda no banco, assistindo ao treino, contando casos e ninguém arriscou não cumprir as orientações do homem.

Gravei mais alguns takes fechados, isso assentadinho pra não chamar a atenção do técnico. Para gravar a passagem foi de primeira, tabelinha rápida para não correr o risco do treinador nos mandar de volta ao banco de reservas. Também o cara não precisa nem falar, só o olhar já diz tudo e te tira de campo.

O Moacir deixou o Humberto Campos, cinegrafista da Panorama meio apavorado. Ele ficava o tempo todo dizendo que ia gravar, mas que o Moacir iria dar um esbregue nele. E perguntava se eu não ia gravar nada, só que eu quietinho, já estava gravando takes mais fechados que não mostrassem as jogadas.
Por fim, ele conseguiu que o estagiário gravasse uma passagem, pois aí ele conseguiria fazer as imagens que precisava.

Enquanto isso, o pessoal da rádio Globo fazia o programa Globo Esportivo ao vivo do Estádio e as ordens vinham de cima, mas não da direção e sim da cabine, onde o Ricardo Wagner comandava o programa. Ele estava longe, mas quem estava no estádio nem precisou ligar o rádio, pois ele falava tão alto que a gente lá embaixo escutava tudo. Teve gente dizendo que ele treinou com o Baleia, o repórter Fernando Luiz.

Enquanto isso, no gramado, o repórter Marco Aurélio não tinha nenhum jogador, nem ninguém do Tupi para entrevistar e o treino não acabava. Alias, podem falar qualquer coisa do Moacir, menos que ele não treine o time até no limite. Mas aí, sem ter quem entrevistar, veio uma ordem "de cima". E o Marcão começou a entrevistar os jornalistas que estavam ali. Os comentários eram piores do que os do Galvão Bueno.

No final, os comentários pertinentes dos companheiros da imprensa acabaram e o Marco Aurélio encostou em uma placa. Fui perto para conferir se ele estava rezando para o treino acabar ou conversando com o pessoal da cabine. Mas, o que parecia era que se o treino durasse mais dez minutos, ele ia entrevistar a placa. Porque o papelzinho na mão dele não tinha mais nada e ele já estava ficando de cabelo branco.
Brincadeira, ele matou a pau e ainda conseguiu entrevistar a turma, depois do treino.

Depois gravamos com o Marcelo Cruz, goleiro do time e a coletiva do Moacir “O Cara” Junior.Pra encerrar a tarde no Estádio Municipal, Wallace Matos, repórter da Tribuna de Minas, me pediu para tirar uma foto dele com o Marcelo. Não resisti e fiz uma pequena modificação na foto, só para mostrar que se a moda pega... Mas esse cabelo é uma outra história...