Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 28 de dezembro de 2008

Chuva em Minas - Defesa Civil de Muriaé em alerta

Do Interligado On Line
www.interligadonline.com

Após reunião realizada na manhã deste domingo (28), sob o comando do Cel. Lucas, da Defesa Civil Estadual, com a participação da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, SEDESE e diversas entidades e órgão que estão voluntariamente colaborando, ficou definido que todas as áreas de risco da cidade serão monitoradas por equipes formadas por membros da defesa civil, bombeiro, policial militar e uma assistente social.

Nos pontos mais críticos, no Bairro Aeroporto, por exemplo, as famílias estão sendo retiradas, para casa de parentes, vizinhos ou os abrigos disponíveis na cidade.
O Centro Educacional Dom Delfim continua sendo o ponto de apoio para toda a cidade, de onde saem às ordens e chega todo o material doado para serem distribuídos nos abrigos e pontos de maior necessidade.
Desde o início das chuvas, na noite de sexta-feira (26), o nível do Rio Muriaé aumentou 1,3 cm, deixando algumas ruas da Prainha e Barra com principio de alagamento.

Durante todo o Domingo (28), a equipe de Defesa Civil do Município, que é composta por membros da Defesa Civil Estadual, Municipal, Bombeiros, Policiais Militares, Prefeitura Municipal, Engenheiros, Assistentes Sociais e representantes de órgão que estão prestando um trabalho voluntário ficaram de prontidão para atender a todas as ocorrências referentes a deslizamentos, desabamentos e áreas de riscos, buscando retirar os moradores das casas em locais que oferecem perigo.

Um dos pontos mais atingidos foi o Bairro Aeroporto, que além do desabamento da noite de sexta-feira (26), na Rua Lica Múglia, quando duas crianças de uma mesma família morreram após ficarem soterradas, outros pontos também foram atingidos, como na Rua José Olegário e no Bairro São José, quando um desmoronamento está levando parte do asfalto da Rua Prefeito Francisco Teodoro Filho, onde diversas famílias estão deixando suas casas, indo morar com parentes ou vizinhos evitando assim ficar próximo ao perigo eminente de deslizamentos.

Apesar de todo o trabalho desenvolvido pelas equipes, muitas pessoas ainda insistem em ficar nas casas em locais de riscos (foto).
Em diversas partes da cidade a população está sofrendo com deslizamentos, como na Rua José de Abreu, no Bairro Gaspar e nos Bairros atingidos pela cheia do Rio Muriaé, Prainha e Barra, que no final da tarde, teve o volume de água diminuído, fazendo com que alguns moradores retornassem para iniciar mais uma vez a limpeza.
No início da tarde chegou à cidade um caminhão transportando lona e colchonetes para atender os desabrigados que estão nos abrigos da cidade montados pela Prefeitura Municipal no CEFAS, CSU, PREMEN, ESCOLA MARIA ANTONIA MUGLIA E ESCOLA ESTELA FIDELIS, onde alguns dos 103 desabrigados estão vivendo temporariamente.
O trabalho da equipe de Defesa Civil irá continuar durante toda a semana, até que as pessoas em áreas de riscos deixam o local e os pontos atingidos, mais sem riscos possam ser recuperados.